domingo, junho 25, 2017

Mesmo com proibição, tradicional 'guerra de espadas' é realizada em Senhor do Bonfim



Os chamados “espadeiros” não se intimidaram com a proibição do Tribunal de Justiça da Bahia  e foram para a Rua Costa Pinto fazer a tradicional “guerra de espadas”, na noite de sexta (23), na cidade de Senhor do Bonfim, . Uma viatura da Polícia Militar esteve no local onde ocorreu a prática tradicional na cidade, acompanhou a situação, mas não chegou a interferiu na “guerra”, para evitar o confronto com os praticantes.
O TJ-BA determinou que quem descumprisse a medida poderia ser preso e pagar multa. A associação dos espadeiros informou que iria recorrer da decisão. Os espadeiros fizeram um protesto pelas ruas da cidade, contra a decisão judicial, alegando que a prática é uma tradição. Os manifestantes realizaram um caminhada passando pelas ruas Costa Pinto, Júlio Silva e Barão de Cotegipe, onde acontece o percurso da "guerra de espadas".
"Foi um ato da população contra essa decisão judicial que é precipitada. A guerra de espadas é uma tradição que tem quase um século e representa a identidade da cidade nessa época do ano", destacou Darlan Valverde presidente da associação de espadeiros da cidade. “O intuito dos espadeiros é brincar e não agredir ninguém, por isso o número de queimados diminuiu cada vez mais na cidade”, defendeu o espadeiro Rômulo Júnior.
A decisão da Justiça atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público do estado (MP-BA), que considera a prática uma atividade perigosa e que já havia recomendado à prefeitura do município que não promovesse, preparasse, apoiasse ou cooperasse com a execução da guerra de espadas na cidade, segundo informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITABUNA: Corpo de adolescente de 16 anos encontrado em matagal

O corpo de um adolescente, identificado como Wendell Gabriel Santos Oliveira, de 16 anos, foi encontrado em um matagal no municí...