quarta-feira, julho 12, 2017

Apesar de condenação, prisão de Lula não foi decretada



Apesar de ter sido condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 71 anos, não foi decretada. Na sentença do juiz Sérgio Moro, a primeira contra o petista no âmbito da Lava Jato, ele considerou que a "prisão cautelar de um ex-Presidente
da República não deixa de envolver certos traumas, a prudência recomenda que se aguarde o julgamento pela Corte de Apelação antes de se extrair as consequências próprias da condenação. Assim, poderá o ex-Presidente apresentar a sua apelação em liberdade".
Moro afirmou que até caberia cogitar a decretação da prisão preventiva do ex-presidente já que Lula adotou táticas questionáveis, como de intimidação ao juiz, Procurador da República e delegado. O juiz afirmou que o ex-presidente promoveu ação de indenização contra testemunha, além de ação de indenização contra jornalistas que revelaram "fatos relevantes sobre o presente caso", mas disse que preferiu aguardar o julgamento de instâncias superiores.
Na ação, Lula é acusado de ter se beneficiado de dinheiro desviado da Petrobras na compra e reforma do tríplex no Guarujá, assim como no transporte de seu acervo presidencial após a saída do Planalto. Os benefícios teriam sido pagos pela empreiteira OAS, em troca de contratos com a estatal.
Outro lado
Os advogados de Lula ainda não se manifestaram sobre a sentença.
Eles vêm argumentando que a ação contra o petista é uma perseguição judicial por parte do Ministério Público Federal e da Lava Jato. Segundo a defesa, a OAS "não tinha como ceder a propriedade" ou prometer a posse do imóvel ao ex-presidente.
O advogado Cristiano Zanin Martins afirma que a empreiteira transferiu os direitos econômicos e financeiros do tríplex a partir de 2010 para um fundo gerido pela Caixa Econômica -o que invalidaria a acusação do Ministério Público Federal.
Em depoimento a Moro, Lula declarou que não é dono do apartamento no Guarujá, que desistiu da compra do imóvel e que, por isso, não há como acusá-lo de ter recebido vantagens.
Para a defesa, a acusação se baseia em um "castelo teórico", e a análise "racional, objetiva e imparcial das provas" leva exclusivamente à absolvição do ex-presidente.
Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bandido rouba celular e ainda ameaça moradores em Itinga na manhã desta quinta

Um homem foi flagrado roubando um aparelho celular de uma moradora na localidade conhecida como “Beco do Goró”, em Itinga, na ci...