sábado, 15 de julho de 2017

Prefeitura de Sapeaçu inicia pré-conferência municipal de Saúde

A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizou na tarde dessa quinta-feira (13) a primeira pré-conferência municipal de Saúde de Sapeaçu com o tema “Construindo uma Saúde de Qualidade para Todos”, reunindo usuários das Unidades Saúde da Família (USF) Antônio Sampaio Brito e Parque das Laranjeiras para a discussão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Gestores, trabalhadores da saúde, conselheiros e usuários das unidades fizeram uma avaliação da estrutura da assistência oferecida pela rede municipal de saúde e apresentaram propostas de melhorias para o SUS que serão discutidas em plenária da V Conferência Municipal de Saúde a ser realizada nos dias 26 e 27 de julho no município.
O evento foi ministrado pela Secretária de Saúde de Sapeaçu, Cristiane Gois e a Diretora de Promoção e Assistência à Saúde e Enfermeira Acilene Novaes que destacaram a importância do controle social para o fortalecimento da política municipal de saúde. "A principal característica da pré-conferência é ser um espaço de debates que reúne governo e sociedade civil organizada para planejar e decidir as prioridades. A partir do que é apresentado o gestor tem parâmetros para articular as ações que vão beneficiar a saúde de nossa cidade. Apesar do pouco número de usuários envolvidos, não deixou de ser produtivo e conseguimos elaborar boas propostas", afirmou Cristiane.
Na ocasião o público pode conhecer os investimentos que o governo municipal tem feito para atender à crescente demanda com serviços de qualidade, destacando-se a reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, aquisição de novos equipamentos e produtos, capacitações, reformas em todas as USF, além de projetos para esse segundo semestre como rastreamento do glaucoma, odontosesc, academia de Saúde, reforma da Secretaria de Saúde (SESP), serviços de oftalmologia, reinauguração USF da Quiamba, reabertura do Centro Cirúrgico, serviço de endoscopia e do programa Med Casa Municipal, aquisição de nova ambulância e muito mais.
A preparação para a Conferência Municipal, abrange todos os distritos e tem a política municipal de saúde como referência dos debates, considerando as peculiaridades e a representação de todas as localidades. A Conferência Municipal é um evento que acontece a cada dois anos, e nas pré-conferências são escolhidos os delegados, que representam o poder público e a sociedade civil na elaboração das propostas para o Plano Municipal de Saúde e Plano Plurianual.
As próximas pré-conferências acontecem na terça-feira (18) nas USF do Jucelia Felizardo de Santana (Pacheco), Manoel Souza Jr. (Macaúbas), Afonso da Silva (Água Branca) e quarta-feira (19) nas USF Dr. Gerson de Deus Barros (Murici), José Artur Santana Velame (Baixa do Palmeira) e Antônio Paulo da Silva (Tapera), sempre a partir das 14h.
Drica de Castro

tags

0 comentários:

Postar um comentário