quarta-feira, julho 26, 2017

Sexo oral sem camisinha aumenta riscos de câncer de garganta, acredita especialista



Aposto vários dinheiros que quando você leu o título dessa matéria certamente torceu o bico e pensou: como assim sexo oral com camisinha? Pois é, manas! O professor da Faculdade de Medicina da UFBA, Marcus Borba (@drmarcusborba) , explica que vem ocorrendo um aumento no número de pacientes com câncer de boca e garganta com a probabilidade de ter relação com a a infecção pelo HPV (Vírus Papiloma Humano). Atualmente, estima-se que o HPV está presente em cerca de 30% dos cânceres de boca em pacientes abaixo de 45 anos.
Marcus  é líder da Unidade Especializada em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Português, em Salvador, e coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral Roberto Santos. Marcus também atende na Clion e integra a equipe médica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Aristides Maltez, onde é preceptor da Residência Médica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Convênio SESAB – H. Aristides Maltez.
Em conversa com o Me Salte ele falou mais sobre o tema. Dá uma lida aí para tirar as dúvidas e começar (se você ainda não faz) se cuidar para evitar ter câncer! ” Tentar se acostumar com a proteção me parece a melhor alternativa do que o risco da doença também”, destaca o médico que faz o alerta: a regra vale tanto para homossexuais quanto para heterossexuais.
Me Salte: Qual a relação entre o câncer e o sexo oral?
Marcus Borba: Especificamente falando do câncer de boca e de garganta (orofaringe), vem ocorrendo um aumento de pacientes com essas doenças, que não fumam e/ou bebem e que são mais jovens. Esse fato parece ter relação entre a infecção pelo HPV (Vírus Papiloma Humano), que é transmitido por contato sexual sem proteção, o que inclui o sexo oral. A infecção pelo HPV aumenta a chance de câncer de boca e garganta.
Me Salte: Que tipo de prevenção é possível ter no sexo oral para evitar doenças sem deixar de praticá-lo?
Marcus Borba: Praticar o sexo oral com o uso de preservativos masculinos e femininos e, com isso, evitar o contato de pele e mucosa, sem infecção pelo HPV com a pele infectada.
Me Salte: Muita gente diz que usar camisinha na hora do sexo oral tira o prazer. Como aliar prevenção e prazer?
Marcus Borba: Não sou sexólogo, mas acho que procurar valorizar todo o conjunto da relação, e, portanto, não apenas o momento, pode ser uma das alternativas. O sexo com parceiro conhecido e a monogamia são outras condutas que podem ajudar na prevenção. Tentar se acostumar com a proteção me parece a melhor alternativa do que o risco da doença também. Num médio e longo prazo, a imunização de crianças e adolescentes pode ajudar na redução da infecção e talvez ter algum papel nesse panorama.
Me Salte: Há diferença nessa prevenção entre o sexo em casais homossexuais e heterossexuais?
Marcus Borba: A infecção pelo HPV pode ser transmitida pelo contato direto entre a pele e mucosa de regiões infectadas, e isso vale para homossexuais e heterossexuais. Por isso, não vejo maiores diferenças na prevenção.
Me Salte: Qual a incidência de câncer de cabeça e pescoço atribuído ao vírus HPV?
Marcus Borba: O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, por ano, o país registre 14 mil novos casos de câncer de boca. Nem todos são causados ou têm relação com a infecção pelo HPV. Mas a participação dele vem aumentando. Hoje em dia, estima-se que o HPV está presente em cerca de 30% dos cânceres de boca em pacientes abaixo de 45 anos.
Me Salte: Apenas a infecção pelo HVP é suficiente para o desenvolvimento do câncer?
Marcus Borba: Parece que pode ser suficiente, sim. Mas nem todo mundo que tem infecção pelo HPV vai ter câncer de boca, embora haja um aumento do risco. Outros fatores, como álcool e fumo, podem aumentar esse risco, se associados. A boa notícia é que os tumores de garganta relacionados ao HPV têm um melhor prognóstico em relação àqueles provocados pelo fumo, respondendo melhor à quimioterapia e à radioterapia e, muitas vezes, nem precisam de cirurgia.
Me Salte: Quais outros riscos à saúde existem para uma pessoa que está com HPV?
Marcus Borba: O HPV pode causar lesões genitais também, como no ânus, vagina e colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bandido rouba celular e ainda ameaça moradores em Itinga na manhã desta quinta

Um homem foi flagrado roubando um aparelho celular de uma moradora na localidade conhecida como “Beco do Goró”, em Itinga, na ci...