quarta-feira, agosto 30, 2017

Brasil estuda aumentar preço de cigarro em 50% para evitar mortes



O governo federal estuda aumentar o preço do cigarro para evitar mortes. A declaração foi feita pelo ministro da saúde, Ricardo Barros, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (29), data em que é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Questionado se a medida também aumentaria o contrabando de cigarros no País, o ministro foi enfático:
— Entre 30% e 40% do cigarro no Brasil é contrabandeado, sob os quais não temos controle de qualidade e matam tanto quanto os convencionais. Se aumenta o preço, aumenta o contrabando e, inclusive, é um dos argumentos da indústria. Inevitavelmente isso vai acontecer, mas é um dos problemas que temos que enfrentar também. Sou totalmente favorável [ao aumento dos preços].
Se o valor do cigarro aumentasse em 50%, seria possível evitar 136.482 mil mortes, 507.451 infartos do miocárdio, 100.365 AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e 64.383 novos cânceres em dez anos. O Ministério da Saúde acredita que esses impactos seriam possíveis porque quem fuma mais é a população de menor renda.
Ainda segundo o ministério, R$ 56,9 bilhões é o custo para o Brasil com despesas médicas e perda de produtividade ligadas ao tabagismo, sendo R$ 39 bilhões apenas com o SUS (Sistema Único de Saúde). O total de gastos com o cigarro representa 1% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
A frequência de fumantes é maior na faixa etária dos 55 aos 64 anos. Atualmente no Brasil, 12,6% das mortes são atribuídas ao tabagismo, sendo que 428 pessoas morrem por dia por causa do cigarro. O tabagismo também é responsável por 78% dos cânceres de pulmão.
Menos fumantes
Nos últimos 10 anos, houve redução de 35% no número de usuários de produtos derivados do tabaco. Salvador é a cidade brasileira com menor prevalência do cigarro (5%), enquanto Curitiba tem o maior percentual de fumantes (14%).
Entre as principais medidas adotadas no programa de combate ao cigarro do Ministério da Saúde se destacam a política dos preços mínimos, a proibição da propaganda comercial e, em 2014, a proibição de fumo em locais fechados. Brasil é um dos oito países reconhecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) por atingir metas para combate e prevenção ao tabaco. Como parte da política de combate ao tabagismo, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento grátis para os fumantes nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
A experimentação entre a adolescentes diminuiu, mas ainda é alta. Por isso, o próximo passo da campanha contra o cigarro é a proibição de substâncias aditivas no cigarro. Por isso, o Ministério da Saúde e o INCA (Instituto Nacional de Câncer) se mantêm a favor da proibição de aditivos em cigarros que facilitam a iniciação de jovens ao tabagismo, afirma Barros.
— Precisamos atuar para evitar que principalmente os jovens façam uso do tabaco.
O fumo passivo também mata. Em 2013, o tabagismo passivo foi a terceira causa de morte evitável. A primeira é o tabagismo ativo e a segunda, o consumo excessivo de álcool. O tabagismo passivo pode levar ao aumento do risco de câncer de pulmão, infarto e outras doenças graves e fatais. Em 2015, foram registrados 17.972 óbitos atribuídos ao tabaco. Neste período, houve 42% de diminuição do fumo passivo em ambiente familiar.

*R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bandido rouba celular e ainda ameaça moradores em Itinga na manhã desta quinta

Um homem foi flagrado roubando um aparelho celular de uma moradora na localidade conhecida como “Beco do Goró”, em Itinga, na ci...