quinta-feira, setembro 14, 2017

Estudantes participam da seletiva territorial dos projetos de Arte e Cultura em Santo Antônio de Jesus



As seletivas territoriais dos projetos estruturantes de arte e cultura, promovidos pela Secretaria da Educação, já começaram e estão evidenciando as criações estudantis no interior do Estado. Nas escolas que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação de Santo Antônio de Jesus (NTE 21), a 193 Km de Salvador, no Recôncavo baiano, a culminância dos projetos começou na segunda (11) e segue até sexta-feira (15), no Instituto Federal da Bahia (IFBA), localizado no município sede do NTE, aberta ao público.
                   
Cerca de 500 estudantes, de 50 escolas estaduais, de 19 municípios, estão participando de oficinas e apresentações dos projetos que envolvem as distintas linguagens, sejam nas artes visuais, na dança, no teatro, no audiovisual, na arte patrimonial, na música e no canto coral. Dando início a programação, foram realizadas as oficinas de Dança e Teatro para os estudantes que irão apresentar o Festival Estudantil de Teatro (Feste) e Dança Estudantil (Dance).
Antônio Carlos Silva, 16, estudante 1º ano, no Colégio Estadual Manoel Benedito Mascarenhas, em Muritiba (a 114 Km de Salvador), vai apresentar o espetáculo “O casal” no Feste. Ele aproveitou as oficinas para aprender mais sobre arte. “Sempre gostei e achei divertida a área artística. Para nossa apresentação, ensaiamos bastante, e como eu já participei de espetáculos teatrais na escola, pude ajudar meus colegas”, conta o estudante.
Nesta terça-feira (12) estão sendo realizadas as apresentações do Festival Estudantil de Teatro (Feste) e a Dança Estudantil (Dance). O estudante Alessandro Sena, 18, 3º ano, do Colégio Estadual Jonival Lucas, em Sapeaçu (a 155 Km de Salvador), participante do Dance, está ansioso para a apresentação. “Estou gostando cada vez mais da dança e tudo que envolve o trabalho com o corpo. No começo foi difícil, mas, aos poucos, fui me aprimorando, ensaiando bastante, quase todos os dias, e isso foi despertando uma paixão pela arte”, revelou Alessandro.
Para a professora Renata Duarte, que leciona a disciplina de Artes e Linguagens Artísticas no Colégio Estadual de Educação Integral Florentino Firmino de Almeida, em Santo Antônio de Jesus, os projetos de arte e cultura estão contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos estudos. “A arte é um desafio, um universo sensível da vida, e ao longo dos anos vem mudando a escola, transformando-a em instrumento de crescimento pessoal. Está muito lindo o trabalho desses jovens”, parabeniza.
Programação
A partir de quarta-feira (13), começam as vivências do Festival Anual da Canção Estudantil (Face), as produções literárias no Tempos de Arte Literária (Tal) e será aberta a exposição de obras do projeto Artes Visuais Estudantis (Ave), e os estudantes ainda poderão participar de oficinas. Na sexta-feira (15), será a vez dos alunos apresentarem os vídeos do projeto Produções Visuais Estudantis (Prove).
Governo do Estado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Condutores que trafegam na BR-101 entre Conceição do Almeida e Cruz das Almas devem redobrar os cuidados

Os condutores que trafegam na BR-101, entre Cruz das Almas e o Entroncamento de Conceição do Almeida, no Recôncavo baiano, devem...