quarta-feira, outubro 11, 2017

Garimpeiro morre após desabamento de mina de ouro clandestina no norte da Bahia



Um garimpeiro morreu após o desabamento de uma mina de ouro clandestina no município de Pindobaçu, localizada no norte da Bahia, na tarde desta última terça-feira (10), segundo a Polícia Civil da cidade. O trabalhador foi identificado como Elvis Silva Ferreira, conhecido como "Galegão", de 22 anos.
O corpo dele foi retirado do local pelo Departamento de Polícia Técnica na manhã desta quarta-feira (11). Ainda não há informações sobre o motivo do desabamento. O garimpeiro trabalhava há cerca d eum ano na mina. Segundo o garimpeiro e amigo da vítima, Wellington Oliveira, a mina cedeu quando Elvis estava trabalhando.
Um outro garimpeiro ainda não identificado que estava com ele no momento do acidente e conseguiu sair sem ferimentos. Pindobaçu tem duas minas: de ouro e de esmeralda. A mina de esmeralda fica na Carnaíba e funciona legalmente através da cooperativa de mineradores de esmeraldas, após autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) segundo informações do G1.
Já a mina de ouro não tem autorização do DNPM para funcionar e já foi interditada outras vezes, mas ainda assim os garimpeiros retornam. O coordenador de um grupo que quer formar uma cooperativa no garimpo de ouro, Aurino Luís Santos de Souza, disse que cerca de 80 garimpeiros exploram o local atualmente. Aurino afirmou ainda que essa é a primeira vez que acontece um acidente no local
Sento Sé
Ao menos quatro acidentes foram registrados em mina de ametistas em Sento Sé, também no norte da Bahia, desde que a mina foi descoberta, em maio deste ano. O último ocorreu no dia 28 de agosto deixando dois garimpeiros mortos. Três ficaram feridos em um desmoronamento no dia 13 de junho. No dia 7 de julho, outros dois acidentes ocorreram no mesmo dia, deixando três feridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cruz das Almas: Proprietário de bar é atingido por dois tiros na Rua da Estação

Um proprietário de bar foi atingido por dois disparos de arma de fogo, dentro do seu estabelecimento na Rua Rui Barbosa (Rua da ...