quinta-feira, novembro 02, 2017

Estatística de crimes registrados em outubro em Feira de Santana; três mulheres entre as vítimas



De acordo com números estatísticos levantados pelo Blog Central de Polícia, junto à Polícia Civil, no mês de outubro de 2017 foram registrados 26 homicídios, número maior em relação a igual período do ano passado em Feira de Santana.

Dos crimes cometidos no mês passado, três vítimas foram do sexo feminino. O levantamento do Central de Polícia aponta que 24 pessoas foram mortas a tiros, duas com o uso de arma branca e uma por espancamento. Três adolescentes estavam entre as vítimas da violência, e duas pessoas foram mortas por homens que fugiram utilizando motocicleta. 
Segundo a polícia, no mês de outubro não houve registro de latrocínio (roubo seguido de morte), mas duas pessoas morreram em autos de resistência (troca de tiros com a polícia).
Relação de homicídios ocorridos no mês de outubro, nos últimos anos:
2017 - 26 homicídios.
2016 – 25 
2015 – 30
2014 – 28
2013 – 27
2012 – 26
2011 – 27
2010 – 31
Até o dia 31 de outubro de 2017, foram registrados 285 homicídios, 32 autos de resistência , 18 latrocínios (roubo seguido de morte), e 4 óbitos excludentes em Feira de Santana. Também foram registradas duas mortes no Conjunto Penal, totalizando 341 mortes violentas. 
Localização do crimes
Se englobarmos bairro e sub-bairros, o Aviário e o Tomba empatam com 4 homicídios cada um. No caso do Tomba, foram registrados 3 homicídios no bairro e um no Liberdade.
Em seguida, com dois assassinatos aparecem as localidades do Campo Limpo, Santa Mônica e Ponto Central.
E com o registro de um homicídio estão a Barroquinha (crime cometido no Centro de Abastecimento), Conceição,  São João, Rua Nova, Gabriela, Caseb e Viveiros. Houve ainda o registro de um homicídio sem local determinado, conforme boletim do HGCA, para onde a vítima foi socorrida.
Na zona rural, foram registrados um homicídio nos distritos de Maria Quitéria e Matinha.
O Blog Central de Polícia selecionou os crimes ocorridos em outubro, que mais chamaram a atenção da comunidade:
Registrado o 7º assassinato do ano no Centro de Abastecimento
               
Por volta das 18h20 de terça-feira (31), foi registrado o 7º assassinato do ano no Centro de Abastecimento, em Feira de Santana, o maior entreposto comercial do interior do estado. Segundo a polícia, um homem que não portava documentos foi vítima de vários tiros no setor de frutas. Ele estava acompanhado de outra pessoa quando foi surpreendido por um desconhecido. A vítima, aparentando ser jovem, trajava bermuda tactel azul marinho, camisa preta e boné preto. A outra pessoa que estava ao lado da vítima também ficou ferida e foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). A falta de segurança no entreposto comercial é constante e Município e Estado não se entendem para resolver o problema.
Jovem é executado na Avenida de Contorno; vítima veio à Feira para cobrar uma dívida
                  
Um jovem de 22 anos, que morava em Salvador, foi assassinado a tiros por volta das 11h30 de sábado (28), na Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno),em Feira de Santana. O crime aconteceu próximo ao Posto Trevo e da unidade do Corpo de Bombeiros, região do bairro do Tomba. Segundo informações, Jean Lima Simas estava no local esperando alguém para receber a quantia de R$ 150, parte de uma dívida de R$ 2.500, quando apareceram três homens em um veículo Corsa, táxi, cor prata e placa não anotada. De repente, um dos ocupantes deflagrou os tiros que acertaram o jovem na cabeça e tórax. A vítima morreu na hora e o crime foi presenciado pelo irmão, que o acompanhava. Ele não teve o nome revelado e foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para prestar depoimento.
Polícia encontra jovem assassinado dentro de carro
                    
Foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o corpo de Sindryus Douglas Novais Santos, 19 anos, que foi assassinado com vários tiros na rua Rio Vermelho, no bairro Santa Mônica II, em Feira de Santana. Segundo a polícia, o crime ocorreu por volta das 16h40 de sábado (28). A vítima estava dentro do veículo Fiat Palio, cinza de placa policial JQI -9357, quando foi atingido nos braços, tórax e cabeça.
Jovem é assassinado no bairro Aviário; vítima pode ter sido confundida com um irmão que está preso
                   
Um jovem de 23 anos foi assassinado a tiros por volta das 12h30 de terça-feira (24), no bairro Aviário, em Feira de Santana. Ziggi Marlei de Jesus dos Santos, estava na rua Mavacha, quando foi surpreendido por dois homens que estavam a pé. Segundo informações que estão sendo apuradas pela polícia, a vitima não tinha envolvimento com crimes e pode ter sido confundida, ou morta por vingança. Ainda de acordo com a polícia, um irmão de Ziggi estaria preso por um crime desconhecido. A delegada Ludmila Vilas Boas, da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local e presidiu o levantamento cadavérico. "O irmão dele encontra-se preso e ele pode ter sido morto por briga de facções, ou seja, por vingança e vamos ouvir familiares, amigos e se possível, o irmão", declarou a delegada.Familiares e amigos relataram que a vítima trabalhava como pedreiro e deixou um filho recém-nascido. Eles prometeram fazer uma manifestação no bairro, pedindo justiça.
Duplo homicídio é registrado no Tomba
                  
Na noite de sábado (21), os investigadores da polícia civil registraram um duplo homicídio no Condomínio Bela Vista, situado na Rua do México, bairro Tomba, em Feira de Santana. Ainda no local, as vítimas foram identificadas como Francismar da Silva Souza, 25 anos, e Jefferson Gomes Sacramento, 23. De acordo com o delegado que presidiu o levantamento cadavérico, três homens que estavam em um veículo Punto preto mataram os jovens no bloco 07 daquele residencial.
Mulher é assassinada no Ponto Central; acusado diz que cometeu o crime por vingança
               
Por volta das 7h30 de sábado (14), Marilene Moreira de Almeida de Jesus, 34 anos, foi morta a tiros dentro de casa, na rua Simões Filho, bairro Ponto Central, em Feira de Santana. A vítima teve a casa invadida por três homens desconhecidos, conforme familiares. O assassinato foi relacionado ao crime de José Guilherme da Silva, morto com golpes de machado na noite anterior. De acordo com a polícia, Ricardo, esposo de Marilene, é suspeito de ser o autor do crime contra Guilherme. Acusado de matar Marilene, Jeferson Araújo de Morais, 25 anos, conhecido como 'Podoca', se apresentou à polícia acompanhado de um advogado na manhã de segunda-feira (23). Ele confessou ter matado a mulher a tiros por vingança. O crime aconteceu um dia depois de outro homicídio em que o marido de Marilene, Ricardo de Jesus, que está foragido, é apontado como principal autor. Os dois assassinatos aconteceram na Rua Simões Filho.
Mulher é assassinada pelo marido no bairro Gabriela; acusado diz que foi traído
                 
Uma mulher foi morta pelo marido na manhã de sexta-feira (13), em Feira de Santana. Segundo informações da polícia, Maria Neuza da Paixão, 43 anos, foi assassinada com golpes de faca que atingiram o peito e outras partes do corpo. O crime ocorreu na rua Andando nas Nuvens, bairro Gabriela, mas o autor do crime conseguiu fugir.Segundo a delegada Thiara Ramos, que presidiu o levantamento cadavérico, o suspeito iniciou uma discussão após ver uma mensagem no aparelho celular da vítima. “A investigação inicial é que Pedro da Silva Paixão, suspeitou de traição e matou a companheira”, afirmou a delegada ao repórter Sotero Filho. Acusado de matar a mulher com golpes de faca, Pedro da Silva Paixão, foi preso enquanto prestava novo depoimento na manhã de sexta-feira (27), na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A delegacia solicitou a prisão preventiva e foi atendida pela Justiça. O homem alegou que foi traído pela mulher após ser vitima de um acidente vascular cerebral (AVC). O crime foi presenciado pelas filhas do casal.
Duplo homicídio no conjunto José Ronaldo
                      
Um duplo homicídio foi registrado por volta das 21h de quinta-feira (12), no conjunto José Ronaldo, bairro Campo Limpo, em Feira de Santana. Segundo a polícia, o crime aconteceu na rua Torres e teve como vítimas Leonardo de Oliveira Nunes, 19 anos, e outro homem não identificado. Victor Oliveira Nunes, irmão de Leonardo, também foi baleado e internado no HGCA. Ainda de acordo com a polícia, Leonardo e o irmão estavam em casa, quando o imóvel foi invadido e os três foram baleados. Não há informação sobre os criminosos.
Jovem é sequestrada em Amélia Rodrigues e executada em Feira de Santana
                      
Uma jovem foi encontrada assassinada com vários tiros no início da tarde de sexta-feira (6), na rua São Salvador, próximo da BR-324, bairro Santa Mônica II, em Feira de Santana. A vítima estava sem documentos, mas foi identificada por uma irmã, como Maiana Barreto Rodrigues. Segundo familiares, a jovem foi sequestrada por desconhecidos no município de Amélia Rodrigues, região metropolitana de Feira. A polícia informou que a irmã de Maiana contou que a vítima era companheira de um homem acusado de tráfico de drogas e assalto a bancos conhecido como Helmans, que está preso. O delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), revelou que a morte da jovem pode ter ligação com o tráfico de drogas. Ainda de acordo com a polícia, a execução aconteceu no local onde o corpo foi encontrado.
Adolescente é executado dentro de apartamento no bairro Aviário
                  
Um adolescente de 17 anos foi executado com vários tiros por volta das 13h de quarta-feira (4), no interior do Residencial Aviário II, no bairro Aviário, em Feira de Santana. A vítima foi Luan Cerqueira da Silva. Segundo a polícia, homens desconhecidos invadiram o apartamento onde o menor estava, no bloco 7 e o atingiram com pelo menos quatro tiros. A vítima morava no bairro Queimadinha, mas estava ocupando o apartamento onde foi executado, há alguns dias.

Blog Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa e imagens reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CASA INVADIDA: Homem executado a tiros e irmão ferido em Camaçari

Um homem, identificado como Jeivison Francisco dos Santos dos Anjos, de 25 anos, foi assassinado a tiros após ter sua casa invad...