segunda-feira, novembro 27, 2017

O que o Vitória precisa para não cair? Veja os cenários possíveis



O triunfo emocionante sobre a Ponte Preta, por 3x2 de virada, fora de casa, tirou o Vitória da zona de rebaixamento e deixou o rubro-negro na 15º colocação do Campeonato Brasileiro. No entanto, a situação não é cômoda, já que três times concorrem com o Leão pelas duas vagas restantes na Série A 2018. Ponte Preta e Atlético-GO já estão rebaixados. A última rodada será disputada no domingo (3).
Os dez jogos serão simultâneos, todos com início às 16h (horário da Bahia). Vitória e Sport jogarão em casa; Coritiba e Avaí serão visitantes. Enquanto o Vitória recebe o Flamengo no Barradão, o Coritiba enfrenta a Chapecoense na Arena Condá, o Sport encara o Corinthians na Ilha do Retiro e o Avaí visita o Santos na Vila Belmiro. Confira a classificação atualizada e todos os cenários possíveis para o rubro-negro baiano:
                             P     J  V SG
14 Fluminense 46   37 11    -3
15 Vitória    43   37 11 -7
16 Coritiba    43   37 11 -8
17 Sport    42   37 11 -13
18 Avaí         42   37 10    -19
Tabela do Brasileirão
Se o Vitória vencer o Flamengo
Escapa do rebaixamento sem depender de nenhum outro resultado. Ainda pode beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2018. Para isto, depende de uma entre as três combinações de resultados a seguir:
Fluminense perder do Atlético-GO, em Goiânia, e Grêmio ser campeão da Libertadores;
Fluminense perder do Atlético-GO, em Goiânia, e Flamengo ser campeão da Sul-Americana;
Grêmio ser campeão da Libertadores e Flamengo da Sul-Americana
Nas três projeções de classificação à Sul-Americana, caso o Coritiba também vença a Chapecoense, o time paranaense não pode passar o Vitória no saldo de gols. No momento, o saldo rubro-negro é de -7 e o do Coritiba -8. O Grêmio está na final da Libertadores e venceu o jogo de ida contra o Lanús por 1x0, em Porto Alegre. A volta é quarta-feira (29), portanto, antes da rodada do Brasileirão. Já o Flamengo está na semifinal da Sul-Americana e ganhou do Junior Barranquilla por 2x1, no Rio. O jogo de volta é quinta (30). A final será nos dias 6 e 13 de dezembro, com a Série A já encerrada.
Se o Vitória empatar
Precisa que dois dos três concorrentes - Coritiba, Sport e Avaí - não ganhem. A classificação à Sul-Americana ainda continua possível caso ninguém vença. Assim, o Leão terminaria em 15º lugar e dependeria de Grêmio e Flamengo serem campeões da Libertadores e da Sul-Americana, respectivamente.
Se o Vitória perder do Flamengo*
Precisa de dois dos três resultados a seguir: Coritiba perder da Chapecoense, Sport no máximo empatar e Avaí também no máximo empatar.
*Neste cenário, desconsideramos a hipótese do Vitória perder por sete gols de diferença para o Flamengo e ficar com saldo de gols pior que o do Sport porque estatisticamente é desprezível.
Probabilidades
O Vitória leva vantagem sobre todos os concorrentes no saldo de gols, o que é uma vantagem importante caso os times terminem empatados em número de pontos. O Avaí, além do saldo de -19, tem um triunfo a menos que Vitória, Sport e Coritiba.
Por causa disso, o time catarinense tem 81,6% de chance de ser rebaixado, segundo os cálculos do departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  A chance do Sport é de 76,2%; o Coritiba aparece com 28,4% e o Vitória com 13,8%.
Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bandido rouba celular e ainda ameaça moradores em Itinga na manhã desta quinta

Um homem foi flagrado roubando um aparelho celular de uma moradora na localidade conhecida como “Beco do Goró”, em Itinga, na ci...