domingo, novembro 26, 2017

OAB quer desarmar os policiais fora de serviço e o presidente da APEAM repudia



Manaus – O presidente da Secional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marco Aurélio de Lima Choy, quer que o delegado-geral da Polícia Civil, Mariolino Brito, proíba delegados, escrivães e investigadores de portarem arma de fogo “em locais onde haja aglomeração de pessoas para evento de qualquer natureza, principalmente em casa noturna e do gênero”, quando eles não estiverem de serviço.
O pedido foi encaminhado ontem através de ofício, horas depois de o delegado Gustavo Sotero matar a tiros o advogado Wilson de Lima Justo Filho e ferir outras três pessoas, dentro da casa de show conhecida como “Porão do Alemão”, localizada na Estrada da Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus.
A voz da PM
Veja matéria do  presidente da APEAM (Associação dos Praças do 
Estado Amazonas) Gerson Feitosa é contra a tentativa da Ordem dos Advogados do Brasil regional Amazonas de limitar o porte de arma para policiais civis fora do serviço policial. A tentativa de limitar o porte de armas ao policias civis por parte da OAB começou após o delegado da Polícia Civil, Gustavo Sotero, plantonista do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) ter matado o advogado Wilson de Lima Justo Filho (35) e ferido outras três pessoas na madrugada de ontem (25).
Gerson destaca que a portaria não é responsável por dar legalidade ao porte de arma para policiais em ambientes com aglomeração de pessoas, mas sim, o estatuto do desarmamento, e que a medida não resolve o caso. “Eu acredito que não irá resolver porque quem define esse porte de arma irrestrito não é portaria, e sim, o estatuto do desarmamento que autoriza policiais civis e policiais federais a portarem armas, inclusive dentro de aeronaves. Então a portaria não vai solucionar o problema”, disse Gerson Feitosa.
Feitosa ainda afirma que a conduta errada do delegado não deve servir de pivô para a criminalização do porte de arma à policiais fora do serviço. “ A conduta equivocada deste cidadão não pode generalizar o trabalho policial da instituição polícia militar porque nosso trabalho exige estar armado sempre pois o policial frequenta ambientes de alta periculosidade da cidade de Manaus , registrou o presidente da APEAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bandido rouba celular e ainda ameaça moradores em Itinga na manhã desta quinta

Um homem foi flagrado roubando um aparelho celular de uma moradora na localidade conhecida como “Beco do Goró”, em Itinga, na ci...