domingo, novembro 19, 2017

Só faltava essa... Cheirar pum faz bem para saúde e aumenta expectativa de vida, diz estudo



Uma pesquisa realizada na Universidade de Exeter, na Inglaterra, descobriu que os puns – sim, aqueles gases com cheirinho desagradável – ajudam a combater doenças e prolongar a vida de uma pessoa. Há uma relação entre estar expostos aos puns e ao aumento significativo na expectativa de vida das pessoas.
O herói, no caso, é o sulfeto de hidrogênio, um dos componentes dos gases intestinais. E quanto mais fedido, melhor para a saúde de quem cheira. Segundo o estudo, quando as células ficam estressadas por alguma doença, elas fazem uma enzima que gera pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio, que é justamente o componente que as mantém vivas.
Nesse processo, as mitocôndrias são conservadas, a produção de sangue aumenta e a inflamação é regulada. Segundo o pesquisador Mark Wood, a exposição aos gases pode combater doenças e diminuir os riscos de câncer, demência, ataques cardíacos e artrite. O excesso é perigoso, mas não há risco de morte por inalação de puns de outras pessoas.

F: BN Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITABUNA: Corpo de adolescente de 16 anos encontrado em matagal

O corpo de um adolescente, identificado como Wendell Gabriel Santos Oliveira, de 16 anos, foi encontrado em um matagal no municí...