quarta-feira, novembro 22, 2017

Vereadores e deputados: Voto distrital misto é aprovado pelo Senado



Por 40 votos a 13, o plenário do Senado aprovou nesta última terça-feira (21) a adoção do sistema eleitoral distrital misto para as eleições de vereadores e deputados estaduais, federais e distritais. Os dois projetos de lei que tratam do mesmo tema seguem agora para a Câmara dos Deputados segundo informações do Uol.
Caso sejam aprovadas pelos deputados, as novas regras só passarão a valer para as eleições de vereadores em 2020 e de deputados em 2022. O modelo distrital na votação para o Legislativo foi intensamente debatido na reforma política que movimentou o Congresso neste ano, mas não foi aprovada a tempo de valer para as eleições do ano que vem.
Os projetos, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP) e do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foram aprovados em conjunto. Segundos as propostas, a Justiça Eleitoral passaria a dividir os Estados e municípios em distritos. Nesse modelo, os partidos apresentariam apenas um candidato do cargo político por distrito. Os outros candidatos estariam em uma lista preordenada pelo partido. Na hora de votar, o eleitor tomaria duas decisões:
O nome do candidato e do partido. Entre os eleitos, estariam o candidato mais votado em cada distrito e os candidatos das listas ordenadas pelas siglas. Ainda segundo as propostas, os candidatos aos distritos também poderão fazer parte das listas partidárias. Dessa forma, o candidato derrotado no distrito poderia ser eleito pela lista.
No sistema atual, chamado de proporcional, o candidato conta com os seus votos e com aqueles dados ao partido ou à coligação para ser eleito. Neste modelo, candidatos com poucos votos podem acabar se elegendo se parceiros de sigla tiverem obtido votações maciças, que garantiram uma cota grande de cadeiras para o partido, enquanto políticos com uma votação mais expressiva podem ficar de fora. 
De acordo com o relatório do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), o voto distrital será restrito aos municípios com mais de 200 mil eleitores. "Nos pequenos municípios não se faz necessária a adoção do sistema distrital misto. A probabilidade de empates em cada distrito não é desprezível, e o eleitorado já reduzido já permite a aproximação do eleitor com seus vereadores. A criação de distritos nesses casos seria um exagero custoso", disse Raupp.
Discussão
O projeto de lei do Senado 86/2017, que teve tramitação com regime de urgência no Senado, é de autoria do senador José Serra. Para o tucano, o atual sistema eleitoral "não representa os eleitores". O novo modelo iria diminuir os custos da eleição. "Vamos votar num sistema eleitoral que custe de cinco a 10 vezes menos", argumentou.
O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) questionou Serra sobre o eventual barateamento do sistema. "De onde o senador Serra tirou que o sistema vai custar menos?". Segundo o petista, a aprovação do projeto é um retrocesso eleitoral. "Quando você elege um deputado no território é um despachante, nós vamos conseguir piorar. O sistema distrital misto e o semipresidencialismo vão trazer o Brasil de volta para a oligarquia", disse.
Inforsaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bandido rouba celular e ainda ameaça moradores em Itinga na manhã desta quinta

Um homem foi flagrado roubando um aparelho celular de uma moradora na localidade conhecida como “Beco do Goró”, em Itinga, na ci...