sexta-feira, dezembro 15, 2017

Presidente eleito prioriza David e Tréllez e descarta pacotão de reforços no Vitória



Eleito novo presidente do Conselho Diretor do Vitória na noite da última quarta-feira, Ricardo David já começou a trabalhar pelo clube. Entre as suas primeiras ações como novo gestor rubro-negro, está a confirmação de Erasmo Damiani, ex-coordenador da base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como novo diretor de futebol e a manutenção de Vagner Mancini como técnico da equipe principal. Nesta quinta-feira, Ricardo David foi à Toca do Leão e se reuniu com Agenor Gordilho, presidente em exercício do Vitória após a licença e posterior renúncia de Ivã de Almeida.
No encontro com Agenor, David tratou de possíveis propostas por jogadores do clube. Os atacantes Tréllez e David, por exemplo, são alvos de Corinthians e Palmeiras, respectivamente. O presidente eleito, porém, afirma que não foi passada para ele nenhuma proposta oficial sobre os atletas.
- Estive com o presidente Agenor, ele me fazendo a passagem, iniciando a nossa transição, e não há nenhuma proposta concreta dentro do Vitória – disse.
Embora as propostas oficiais não tenham chegado, Ricardo David deixa claro que Tréllez e David são prioridades e que pretende mantê-los na próxima temporada.
- Os atletas têm contrato com o Vitória e, tendo contrato com o Vitória, os outros clubes só podem levá-los pagando a multa rescisória. Eu diria que são dois atletas que nos interessam muito. É importante começar a temporada em alto rendimento, com dois atletas que vieram aí, principalmente na segunda metade da temporada, crescendo o rendimento. Espera-se que mantenham ou melhorem o rendimento. É importante entrar no Campeonato Baiano e Copa do Nordeste com esses atletas. Serão prioridades. Não facilitaremos em hipótese alguma a saída desses atletas do Esporte Clube Vitória.
Quanto ao restante do elenco, Ricardo tem uma lista de 11 jogadores cujo contrato se encerra neste ano: Patric, Geferson, Caíque Sá, Alan Costa, Fred, Kanu, Renê Santos, Uillian Correia, Carlos Eduardo, Danilinho e André Lima. A tendência é que a maioria deles não renove com o Vitória.
- Essa eleição atrasou um pouco a gente, porque o Vitória ficou fora do mercado de negociações; entramos já hoje no mercado, e o Damiani já está trabalhando ativamente lá dentro do Barradão nessas transições, e eu diria que nós logo, logo vamos anunciar os atletas. Os que estão encerrando o contrato não vão ficar e novas aquisições virão para qualificar o elenco. Está sendo decidido [que não vai renovar]. Logo ontem, depois do resultado [da eleição], o Erasmo ligou para o Mancini e eles conversaram. O Mancini passou as primeiras impressões, e o Erasmo está hoje dentro do Barradão, a partir dessas informações dele [Mancini], está trabalhando. À noite, haverá uma nova reunião, só que à distância, porque o Mancini está longe, né? Ele está fazendo um curso na CBF, lá no Rio de Janeiro. Mas pretendemos, até o final de semana, ter isso bem definido.
Primeiros reforços e política de contratações
O novo presidente do Vitória também pretende colocar em prática uma política de contratações bem diferente da realizada pelo seu antecessor. Ricardo David afirma que não busca montar todo o elenco no início da temporada, mas construí-lo ao longo do ano.
- Desde julho, quando nós fizemos o contato com Erasmo Damiani e buscamos ele pela excelência na área, principalmente na formação de atletas... É essa característica que queremos dar ao Vitória, fortalecimento da divisão de base. E essa divisão de base como geradora de jovens atletas para o profissional, dando à equipe profissional um caráter de intensidade, velocidade e força, que é o que tem feito sucesso pelos clubes de bom desempenho no mundo todo. Não vamos mais repetir o que aconteceu no ano passado e se mostrou muito ineficiente, que é a contratação de 15, 16 jogadores no início de temporada. Está comprovado que isso não foi uma medida acertada, porque, quando precisou qualificar o elenco, não tinha mais dinheiro. Então nós vamos qualificar o elenco na medida em que formos identificando os atletas. Os atletas já estão sendo observados desde julho, e o Damiani já tem um elenco de atletas.
Ricardo David, porém, admite que o planejamento vai ser afetado pela situação financeira do clube. Em outubro, um relatório realizado pelo Conselho Fiscal do clube apontou um rombo de R$ 12 milhões.
- Sem dúvida nenhuma. Se tivéssemos mais dinheiro em caixa, você faz com que seu planejamento seja acelerado. Algumas áreas precisam de investimento em tecnologia. Óbvio que o investimento vai ser feito à medida que tenha dinheiro em caixa. Se não tiver, você vai ter que procurar recursos para realizar esses projetos. A falta de recursos atrasa um pouquinho, mas isso não será problema. Nós buscaremos outras alternativas. Não vamos ficar aqui falando em herança maldita para justificar. A gente já sabia disso, que iria encontrar um Vitória assim. E a gente está preparado para enfrentar essa situação.
Confira outros trechos da entrevista com Ricardo David:
Relação com torcidas organizadas
- Como eu já fui diretor de marketing do Vitória e cabia ao marketing essa interface com as organizadas... Vai ser feito sempre baseado em respeito, transparência e busca sempre do melhor para o Esporte Clube Vitória. Eu sou presidente do Esporte Clube Vitória. Eu fui eleito para representar o Esporte Clube Vitória em todas as suas relações. Eu vejo que não tem nenhum problema. Eles também são interessados no Vitória, e nisso temos um ponto em comum.
Mudanças no Vitória
- Nós temos um planejamento de toda uma atividade a ser desenvolvida pelos setores de administração, financeiro e de patrimônio. O que minha equipe de transição está fazendo nesse momento é uma checagem do que existe dentro do Vitória. O que aparece mais é o futebol, né? A gente conhece muito dos atletas, mas ninguém toma conhecimento de muitas pessoas que trabalham dentro. Por exemplo, o jurídico do Vitória. Quantas pessoas estão no administrativo do Vitória? Só a partir desse momento que vamos começar a descobrir o que existe lá e comparar com o nosso planejamento. É claro que ajustes serão feitos.
Preparação para assumir o clube
- Por ter passado dois anos dentro do Esporte Clube Vitória como diretor de planejamento e diretor de marketing, convivi com o mundo dos esportes e percebi a grandeza que é. Você não pode entrar em um clube do tamanho do Esporte Clube Vitória sem estar preparado. Não é lugar para você fazer experiências. Procurei visitar clubes com experiências exitosas, visitei vários departamentos, aprendi a importância de todos esses departamentos, da nutrição, fisiologia, centro de inteligência, de um processo de transição do jogador da base para o profissional. Tive a oportunidade de vivenciar isso e, de posse dessas informações, montar um projeto que fosse adequado ao Vitória. Cheguei lá hoje sabendo o que iria fazer. A minha equipe de transição chegou lá hoje sabendo o que iria fazer. E isso passa por um planejamento. Não é possível você atingir objetivos sem planejar para isso. A própria eleição nossa foi planejada. Foram seis meses de trabalho que sabíamos que havia grande possibilidade de vencer no primeiro turno.
Equipe de trabalho
- Nós estamos montando a equipe de trabalho. Da parte técnica, confirmamos o Vagner Mancini como nosso treinador. Na parte de futebol, diria que essas duas definições são importantes [treinador e diretor de futebol], porque é a partir delas que vem o elenco, quem é que está encerrando temporada e não renova, quem renova. A partir da definição desses dois, vamos tomar as definições dos outros atletas.
Ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bandido rouba celular e ainda ameaça moradores em Itinga na manhã desta quinta

Um homem foi flagrado roubando um aparelho celular de uma moradora na localidade conhecida como “Beco do Goró”, em Itinga, na ci...