quarta-feira, novembro 22, 2017

Mais de 400 prefeitos baianos participam de mobilização nacional em Brasília



A Bahia está representada por 401 prefeitos na mobilização nacional que ocupa Brasília desde esta terça (21). Em discurso durante sessão solene na Câmara, o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro (PSD), criticou o fato de os gestores municipais arcarem com uma crise que eles não criaram.
A Bahia possui 417 municípios em seu território. "Não fomos nós, prefeitos e prefeitas, quem criamos essa crise política e financeira. Então não somos nós quem temos que pagar por ela, como estamos pagando. Não toleramos mais essa relação de vulnerabilidade total diante do governo federal", criticou o prefeito de Bom Jesus da Lapa.
A mobilização na capital federal é liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com apoio das associações estaduais e conta com presença de vereadores, secretários municipais e deputados estaduais. Segundo Eures, 70% dos prefeitos já ultrapassaram o limite de gasto com pessoal, porque o governo federal "cometeu a irresponsabilidade" de reajustar em 7% o salário-base do professor sem corrigir o valor do repasse por aluno/ano.
"Os governos federal e estadual são os primos ricos. Na Bahia, fizemos o nosso dever de casa. Colocamos mais de 2,5 mil pessoas na porta do governo e mostramos como o governador pode nos ajudar, principalmente pagando os royalties do petróleo", acrescentou Eures. Segundo a União dos Municípios da Bahia, o estado é o único estado que não faz o repasse de 25% aos municípios.
Inforsaj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem encontra cobra cascavel em cima do fogão em GO

Um morador de Goianápolis, na região metropolitana de Goiânia (GO), encontrou uma cobra cascavel em cima do fogão de sua residên...