segunda-feira, novembro 13, 2023

Guerreiros rubro-negros! Confira os jogadores que subiram com o Vitória da Série C até a Série A

No dia 21 de novembro de 2021, os 5.956 torcedores que foram ao Barradão lamentaram o segundo rebaixamento à Série C da história do Vitória. A derrota por 1 a 0 para o Vila Nova demarcou um crepúsculo, mas também uma oportunidade de reconstrução. E ela veio.
Veio menos de dois anos depois. No último domingo (12), o Leão venceu o Novorizontino no estádio Jorge de Biasi, por 2 a 1, e ascendeu à Série A. No elenco, apenas seis guerreiros rubro-negros que disputaram a Terceira Divisão do ano passado permaneceram no clube. 
O único escalado entre os titulares foi o goleiro Lucas Arcanjo. O mesmo Arcanjo que foi renegado por causa de falhas protagonizadas nos momentos derradeiros da Série B de 2021. Que perdeu a posição após sofrer uma lesão em 2022. 
Foram precisos apenas alguns jogos para ele mostrar que merecia a confiança da torcida. O canto “Uh é paredão, o goleiro do Leão” foi ecoado por milhares de vozes que compareceram ao Barradão durante a Série B. Em 35 jogos pela competição até o momento, Lucas sofreu apenas 27 gols e, de quebra, deu duas assistências. 
Outros dois goleiros permaneceram na caminhada do Vitória até aqui: Dalton, que foi titular na reta final da Série C de 2022 e teve atuações importantes no período, e Yuri Sena, que fez apenas duas partidas nessas duas temporadas. 
Entre os jogadores de linha, os que mais atuaram na Série B deste ano foram Marco Antônio e Léo Gomes. Sempre como volante, Léo atuou em 13 oportunidades e marcou um gol, de cabeça, contra o Botafogo-SP, pela 5ª rodada do certame. Já Marco esteve presente em 10 partidas, seja como zagueiro ou volante, e não balançou as redes. 
O único atleta que permaneceu e não entrou em campo em 2023 foi o volante Dionísio. Ainda no início do ano, ele sofreu um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho e teve de passar por cirurgia. Se recuperou em setembro, mas não foi aproveitado pelo técnico Léo Condé.
De qualquer forma, a importância dele é óbvia em toda essa jornada. Foi Dionísio o autor do gol do acesso para a Série B, contra o Paysandu, na Curuzu, pela última rodada do quadrangular final da competição. 
O levantamento feito pelo Bahia Notícias levou em consideração apenas jogadores que fizeram parte do elenco profissional nos últimos dois anos e que completaram a jornada até o acesso à Série A. O zagueiro John, por exemplo, era da equipe sub-23 em 2022. 
Jogadores como Santiago Tréllez e Rafinha, que chegaram a atuar na Série B em 2023, não entraram na conta porque não terminaram o ano com a camisa do Vitória.
Líder da Série B com 69 pontos, o Vitória pode conquistar o título nesta terça-feira (14). Para isso, basta que o Criciúma não vença o Guarani no Brinco de Ouro, pela 36ª rodada da competição. 
Bahia notícias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Idoso de 73 morre afogado em Serra Preta

Um idoso de 73 anos, identificado como Ariston Azevêdo de Santana, foi encontrado morto na tarde deste domingo (19) no município de Serra Pr...