terça-feira, janeiro 16, 2024

Arroz na geladeira: perigos ocultos que você precisa saber

O arroz é um dos principais alimentos consumidos ao redor do mundo, sendo a base da dieta de muitos povos e culturas, incluindo a nossa! Entretanto, mesmo com tamanha popularidade, ainda existem dúvidas sobre como armazenar o grão de forma correta, ainda mais depois que ele já foi efetivamente preparado.

O mais comum é que as pessoas o armazenem na geladeira, mas especialistas em nutrição afirmam que isso pode trazer sérios riscos para a saúde. Exatamente caro leitor, se alguns importantes cuidados não forem observados, alguns perigos podem aparecer. Vamos descobrir mais sobre eles agora!

Uma bactéria bastante preocupante

Existe uma série de microorganismos nocivos que podem contaminar o arroz cozido enquanto ele estiver na geladeira. A bactéria chamada Bacillus Cereus é talvez um dos mais preocupantes. Essa minúscula forma de vida pode causar um grave quadro de intoxicação alimentar, obrigando o indivíduo a ser hospitalizado com urgência.

De acordo com os estudiosos, a Bacillus pode criar esporos resistentes ao calor, o que possibilita que ela sobreviva e se multiplique em ambientes bastante hostis. Logo, temperaturas maiores do que 15-20°C criam as condições ideais para que essas formas de vida microscópicas se proliferem.
Para prevenir um possível quadro de contaminação, o mais recomendado é realizar o resfriamento imediato do arroz preparado. Em seguida, é importante evitar ao máximo deixar o produto em temperatura ambiente por mais de duas horas, ainda mais em locais de clima predominantemente mais quente.
O período ideal onde é possível guardar o grão com segurança é de no máximo 3 até 4 dias, antes que o alimento comece a desenvolver a bactéria citada logo acima. Vejamos então algumas dicas básicas sobre como fazer esse armazenamento da forma correta:
•Resfrie o arroz cozido o mais rápido possível após o preparo;
•Divida-o em pequenas porções e o guarde em recipientes hermeticamente fechados;
•Refrigere o insumo cozido a uma temperatura de 4°C ou menos;
•Use somente produtos de boa procedência e devidamente certificados.
Feira 24 Horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Médico volta ombro de paciente para o lugar em segundos e vídeo viraliza: ‘Ninguém nunca conseguiu’

Um vídeo de um médico ortopedista, identificado como Denis Borba, viralizou nas redes sociais. O vídeo mostra um homem chegando ...