quinta-feira, janeiro 18, 2024

Prefeitura é alvo de denúncia por falta de manutenção em ambulâncias

Um funcionário da Prefeitura de Cruz das Almas fez uma denúncia contra a gestão municipal, comandada pelo prefeito Ednaldo Ribeiro (Republicanos), acerca do estado de conservação da frota municipal de ambulâncias da secretaria de Saúde. O Portal A TARDE teve acesso a um áudio do servidor que retrata a situação dos veículos.

Sob anonimato, o funcionário detalha no áudio que os problemas frequentes encontrados pelos motoristas ao conduzir pacientes do município para unidades médicas em outras cidades.

Segundo o denunciante, a denúncia acontece após um grave acidente que envolveu uma ambulância de Cruz das Almas e um carro de passeio na BR-101, em trecho de Santo Antônio de Jesus, na última terça-feira, 16, deixando uma pessoa morta.

As queixas de abandono, segundo o servidor, contrastam com o alto investimento anunciado pelo prefeito para os festejos juninos deste ano.

De acordo com a denúncia, a frota da secretaria municipal de Saúde está “defasada, apresenta problemas frequentes e riscos às vidas dos pacientes e dos motoristas”.
“Cuidado, cuidado, meus colegas, durante uma ultrapassagem com esses carros. É melhor não fazer ultrapassagem. Só quando der mesmo porque é complicado. Esses carros faltam em manutenção por demais. Vão para a oficina direto e lá só fazem um paliativo”, disse.

Ainda conforme a denúncia, além do risco iminente de quebrar a qualquer momento, os motoristas enfrentam problemas ao mudar de marcha e com os freios, o que pode ser fatal durante o transporte de passageiros.

“Nessa estrada (BR-101) tem que botar a terceira (marcha) e aí ‘escapole’. O motorista se assusta. Também estava ‘escapulindo’ na quarta. Pode ser que a ambulância pare no meio do caminho e não volte a funcionar mais. A Saveiro também tem que parar (de ser utilizada) […] Não viagem, pelo amor de Deus, porque é a nossa vida e a de quem a gente carrega […] Em uma das viagens, numa ladeira, o carro morreu e não estava funcionando, apenas a primeira. Tive que descer, ligar o pisca alerta e causou um engarrafamento, com muitas pessoas buzinando”, explicou.

São João milionário e saúde pobre

Na última sexta-feira, 12, o prefeito Ednaldo Ribeiro anunciou quatro grandes atrações para o São João 2024 de Cruz das Almas: Wesley Safadão, Zé Neto e Cristiano, Calcinha Preta e Alcimar Monteiro. Apenas os cachês dos dois primeiros ultrapassam a marca de R$ 1 milhão.

Três dias depois, na segunda-feira, 15, Ednaldo assinou uma Ordem de Serviço autorizando novos gastos na Cidade da Música, local em que ocorre o circuito principal do São João. Este será o terceiro ano de utilização do espaço e o terceiro com novas obras.

Os mesmos investimentos não são realizados na área da Saúde. O fato fica evidente quando se analisam os casos do palhaço Treco-Treco, que foi baleado e permaneceu em estado grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município por cerca de três horas à espera de uma ambulância para ser transferido no dia 1° de janeiro, e do acidente desta semana que vitimou uma mulher, que estava se deslocando de Cruz das Almas para Nazaré em uma ambulância apenas para a retirada do gesso de uma criança.

Conteúdo: Portal A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BDM x CV: principais facções da Bahia voltam a se enfrentar no Curuzu neste domingo (14)

As duas principais facções do estado da Bahia voltaram a se enfrentar na madrugada deste domingo (14), no Curuzu. Moradores mand...