terça-feira, março 05, 2024

Orca é vista matando tubarão branco na costa sul-africana; assista ao vídeo

Em um momento inédito, em menos de dois minutos uma baleia orca atacou e se alimentou de parte de um grande tubarão branco na costa da África do Sul, com câmeras em barcos que passavam pelo local registrando tudo. Especialistas dizem que o evento, que ocorreu na costa de Mossel Bay, oferece novos insights sobre o comportamento predatório das orcas.
Embora orcas já tenham sido documentadas caçando tubarões, golfinhos e até outras baleias sozinhas, acredita-se que esta seja a primeira vez que uma orca solitária caçou o maior peixe predador do mundo.

As baleias assassinas, ou orcas, geralmente se unem quando caçam, embora possam caçar solitárias. O aspecto incomum foi testemunhar Estibordo, a baleia assassina, caçando um tubarão branco sozinha e em um período de tempo notavelmente rápido", disse ao The Guardian a Dra. Alison Towner, da Universidade de Rhodes, que liderou a pesquisa sobre a descoberta.

A baleia “agarrou a barbatana peitoral esquerda do tubarão e avançou várias vezes antes de finalmente eviscerá-lo”, diz o relatório dos pesquisadores. Minutos depois, Estibordo foi vista com “um pedaço sangrento de fígado cor de pêssego na boca”. O ataque foi documentado por cientistas que observavam os animais e por turistas a bordo de outro barco que estavam indo fazer um mergulho em gaiolas de tubarões.

Os pesquisadores relatam que em todos os outros eventos registrados na região envolvendo orcas predando tubarões haviam de duas a seis orcas e normalmente duraram cerca de duas horas.

O pesquisador Primo Micarelli, da Universidade de Siena, que testemunhou o ataque, afirmou que apesar de sua admiração por estes predadores, está "cada vez mais preocupado com o equilíbrio da ecologia marinha costeira”.
Fonte. Um Só Planeta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAPEAÇU: Município vai ter a segunda mulher candidata a Prefeita da história

O município de Sapeaçu vai ter mais um mulher candidata nas eleições municipais de 2024, figurando na chapa majoritária. A prim...