sexta-feira, março 08, 2024

SAPEAÇU: Município receberá Escola de Tempo Integral e ônibus escolar do PAC 2 do Governo Federal

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (7), a realização de 716 obras na Bahia por meio do Novo PAC Seleções, programa de abrangência nacional com foco nas áreas de saúde, esporte, cultura e educação.
0 Representando a população, a senhora Marinalva Maria dos Santos participou da cerimônia para relatar sua experiência com o serviço de uma policlínica de saúde, no interior da Bahia. “Hoje eu estou viva graças às secretarias de saúde de Candiba e de Guanambi e à policlínica, onde eu consegui fazer uma biópsia e fazer um tratamento que eu não teria como pagar. Fiz todo o meu tratamento no SUS. Eu tive que optar a viver e hoje estou aqui. Pra gente que não tem condições financeiras, para chegar um tratamento desse, só tendo pessoas que cuidam da gente”, agradeceu. No Novo PAC Seleções está prevista a construção de 55 policlínicas regionais de saúde distribuídas em 54 municípios.
Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e as ministras Nísia Trindade (Saúde) e Margareth Menezes (Cultura) também participaram da cerimônia, além de prefeitos, deputados e governadores de diferentes regiões do Brasil.
Os resultados anunciados são de 16 modalidades das 27 previstas pelos editais publicados no lançamento do Novo PAC Seleções. “Um ato seguinte será para divulgar os projetos selecionados pelo Ministério das Cidades, por sua complexidade. Nós pedimos que o ministério refinasse a análise para contemplar as que são mais urgentes e mais necessárias para evitar alagamentos e prejuízos às pessoas”, justificou o ministro Rui Costa.
O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025. No total, o programa compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República. O recurso está contemplado no investimento total do Novo PAC que é de R$ 1,7 trilhão.
Obras foram selecionadas no Novo PAC. Na Bahia, 400 projetos serão para a educação, 255 para a saúde e 61 para as áreas de infraestrutura social e inclusiva.
De acordo com o Ministério da Casa Civil, a realização das mais de 700 obras na Bahia vão chegar a 12,7 milhões de baianos, número equivalente a 90% da população do estado.

Do total de obras, serão:

400 projetos para a educação;
255 para a saúde
61 para as áreas de infraestrutura social e inclusiva, sendo 36 delas conduzidas pelo Ministério da Cultura e as outras 25 pelo.

Sapeaçu

O nosso município de Sapeaçu, segundo o que consta no novo PAC 2 , Programa de Aceleração do Crescimento, receberá uma escola de tempo integral para educação básica e ônibus escolar.
Cerca de 313 muncipios na Bahia vão receber obras e equipamentos do novo PAC 2 do Governo Federal e na região do recôncavo. 14 municíios foram contemplados, entre eles, Sapeaçu.

Cabaceiras do Paraguaçu:

Não contemplada
Cachoeira:

Creche/Escola de Educação Infantil
3 Projetos de arquitetura e engenharia – Patrimônio Histórico
1 Unidade Básica de Saúde
Castro Alves:

Não contemplada
Conceição do Almeida:

Não contemplada
Cruz das Almas:

1 Ônibus escolar
Dom Macedo Costa:

– 1 Ônibus escolar
Governador Mangabeira:

1 Ônibus escolar
Maragogipe:

1 Ônibus escolar
Creche Escola de Educação Infantil
Escola em tempo integral
CEU da Cultura
1 Unidade Básica de Saúde

Muniz Ferreira:

1 Ônibus escolar
Muritiba:

2 Unidades Básicas de Saúde
Nazaré:

1 Creche/Escola de Educação Infantil
Salinas da Margarida:

1 Ônibus escolar
1 Unidade Básica de Saúde
Santo Amaro:

1 Ônibus escolar
Creche Escola de Educação Infantil
CEU da Cultura
Projetos de arquitetura e engenharia – Patrimônio Histórico
Santo Antônio de Jesus:

1 Ônibus escolar
São Felipe:

1 Ônibus escolar
Creche/Escola de Educação Infantil
São Félix:

Não contemplada

1 Ônibus escolar
Escola em tempo integral
Saubara:

01 ônibus escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VULGO JHONES CALABRESA: bandido do BDM morre durante confronto com a PM em Plataforma

O criminoso era conhecido como “Jhones Calabresa” e fazia parte da facção Bonde do Maluco (BDM) no bairro de Plataforma. Ele che...