sábado, julho 13, 2024

Técnica de enfermagem é condenada após tentar matar 11 recém-nascidos com morfina

 A técnica de enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, de 40 anos, foi condenada a cumprir 51 anos e 8 meses de prisão por tentar matar 11 bebês recém-nascidos. A técnica aplicava, sem prescrição médica, uma mistura de morfina e sedativos, como diazepam, nos bebês ainda na maternidade. O caso ocorreu em 2009, no hospital da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). No entanto, o júri que a levou a condenação só teve fim na madrugada desta sexta-feira (12), 15 anos depois do ocorrido.

Os recém-nascidos teriam recebido as medicações ainda nas primeiras seis horas de vida, tendo que ser, logo em seguida, levados a UTI neonatal por apresentarem problemas respiratórios e convulsões. Segundo as investigações, isso só acontecia nos plantões de Vanessa.

O hospital recorreu à polícia após notarem sucessivos casos em que bebês nasciam saudáveis e, horas depois, apresentavam os mesmos sintomas: moleza, desmaio e necessitavam, inclusive, da ajuda de respirador artificial. A técnica de enfermagem foi presa em flagrante após a polícia encontrar uma seringa com substância na pochete dela. O uso de morfina foi confirmado após um laudo pericial solicitado pelo Ministério Público. Vanessa ficou em prisão preventiva por quase um ano.

Durante o interrogatório, Vanessa confessou ter dado remédios aos recém-nascidos, sem afirmar qual era a medicação e quantas foram as vítimas. Ela relatou que as substâncias eram ministradas em uma seringa na boca dos bebês e que, na época, não tinha conhecimento do transtorno mental que a acomete.

— Não conseguia parar de fazer mesmo sabendo que era errado. O que lembro é que nunca virei as costas para nenhuma delas (referindo que auxiliou no socorro) — disse Vanessa.

Uma das testemunhas utilizadas pela defesa de Vanessa foi o psiquiatra forense Silvio Antônio Erne, contratado como assistente técnico. O psiquiatra garantiu que a ré possui um transtorno de personalidade do tipo impulsivo e instável, com dificuldade de conter impulsos.

Conteúdo: Voz da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jovem de 18 anos morre no HGCA após ser baleado em Feira de Santana

Um jovem identificado como Bruno Nunes Cruz, de 18 anos, morreu na noite passada (15) após ser vítima de disparos de arma de fogo no bairro ...