A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão no âmbito da Operação “Unlocked” (Desbloqueada), nas cidades de Mutuípe e Ubaíra, na manhã desta quarta-feira (21). A operação visa desarticular um grupo criminoso envolvido em fraudes em empréstimos consignados e benefícios previdenciários em diversas regiões.
A investigação teve início há aproximadamente quatro meses, após a descoberta de diversos desbloqueios irregulares de benefícios na Agência da Previdência Social em Ubaíra.
Envolvidos
Uma estagiária é suspeita de realizar mais de oito mil desbloqueios em um ano, sem seguir as normas do INSS ou anexar a documentação de identificação dos titulares dos benefícios. Em vez dos documentos exigidos, ela anexava fotos de um pinguim. Os beneficiários não tinham conhecimento do acontecido.
PF descobriu operadora em Mutuípe
A PF descobriu que uma agente financeira da cidade de Mutuípe enviava diariamente uma lista com nomes e informações de beneficiários para a estagiária, para que ela promovesse os desbloqueios. Em troca, ela recebia benefícios financeiros.Criminosos integrantes do grupo, em vários locais do país, falsificavam documentos para abrir contas bancárias e obter empréstimos consignados.
Os dois mandados de prisão são temporários. O montante dos empréstimos fraudulentos e valores desviados ainda não foi confirmado.
Os envolvidos devem responder por estelionato, associação criminosa e inserção de dados falsos em sistemas de informação. Esses crimes podem resultar em até 15 anos de prisão.
F. Midia Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário