quarta-feira, outubro 30, 2024

Pior enchente em décadas deixa 92 mortos em Valência, na Espanha

Uma enchente repentina em Valência, no leste da Espanha, deixou ao menos 92 pessoas mortas, segundo as autoridades locais, nesta quarta-feira (30). A força das águas arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu linhas ferroviárias e rodovias.

A enchente, a pior em décadas no país europeu, foi provocada por chuvas torrenciais que atingiram a região na terça (29), por conta de uma frente fria. A cidade de Valência, a terceira maior da Espanha, foi muito afetada, principalmente na região sul.

Vários municípios ao redor da cidade também foram atingidos; três pessoas morreram.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Vídeos compartilhados nas redes sociais durante a noite mostraram pessoas presas pelas águas da enchente, e outras em árvores tentando evitar serem levadas pela correnteza.

Um trem de alta velocidade que tinha quase 300 pessoas a bordo descarrilou perto de Málaga, cidade da costa mediterrânea que fica a cerda de 600 quilômetros de Valência. Autoridades locais não relataram feridos. O serviço de trens entre Valência e Madri foi interrompido, assim como outras linhas na região.
Em alguns municípios próximos a Valência, como Turís e Utiel, choveu o esperado para o ano inteiro. O município de Paiporta, conurbado com Valência, ficou "incomunicável" e pode ter "dezenas" de vítimas, disse a prefeita à mídia espanhola.
Aumento da temperatura no Mediterrâneo
Meteorologistas espanhóis relacionam a intensidade das chuvas com o aumento da temperatura do mar Mediterrâneo. Valência fica na costa mediterrânea da Espanha.

A agência meteorológica estatal espanhola (Aemet) declarou alerta vermelho em Valência. As tempestades devem continuar até quinta-feira (31), de acordo com o serviço meteorológico nacional da Espanha.

A cidade de Valência foi destruída por uma enchente na década de 1950, quando uma chuva intensa causou o transbordamento do rio Túria, que atravessa a cidade. Mais de 80 pessoas morreram. O episódio motivou o desvio do leito do rio e a construção do Parque do Jardim do Túria, que se estende pela cidade.
Alertas e 3 dias de luto
As tempestades levaram as autoridades nas áreas mais atingidas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa. O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, disse nesta quarta que algumas pessoas permanecem isoladas pelas enchentes.

O governo da Espanha decretou três dias de luto oficial pelas vítimas. O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, pediu aos moradores para não saírem de casa e alertou para que os espanhóis não viajem para as regiões afetadas.

O serviço meteorológico regional da Catalunha, também na costa mediterrânea, emitiu um alerta vermelho para a área ao redor de Barcelona, alertando sobre ventos fortes e granizo.
“Se os [serviços de emergência] não chegaram, não é por falta de recursos ou disposição, mas por um problema de acesso,” disse Mazón, acrescentando que alcançar certas áreas era “absolutamente impossível.”
Mudanças climáticas
A Espanha ainda está se recuperando de uma seca severa no início deste ano. Cientistas dizem que o aumento de episódios de condições extremas provavelmente está relacionado às mudanças climáticas.

No Brasil, o presidente Lula desejou solidariedade ao povo espanhol e pediu união na luta contra as mudanças climáticas.
F. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradição de Volta: Forró do Jaqueirão Acontece neste Sábado com Muito Arrasta-Pé e Apoio Popular

O clima de São João ainda continua no ar em Sapeaçu! No próximo sábado, dia 05 de julho, a partir das 20h30, o Bairro do Jaqueir...