quarta-feira, novembro 27, 2024

Salvador tem o mês de novembro mais chuvoso dos últimos 63 anos

O mês de novembro já é considerado o mais chuvoso dos últimos 63 anos em Salvador, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até esta quarta-feira (27), o acumulado de chuvas ultrapassou 319 mm, quase três vezes a média histórica para o período, que é de cerca de 108 mm. A última vez que a capital baiana registrou um novembro tão chuvoso foi em 1961.

Os impactos das chuvas intensas incluem deslizamentos de terra, desabamentos e alagamentos em diversos pontos da cidade. Nos bairros periféricos de Saramandaia e Pernambués, deslizamentos de encostas resultaram em uma morte e quatro feridos até as 12h45 desta quarta-feira, segundo informações da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Com a previsão de continuidade das chuvas, o risco de novos desabamentos e deslizamentos permanece elevado. Por isso, as sirenes de alerta foram acionadas em 14 localidades entre terça e quarta-feira, orientando os moradores a evacuarem as áreas de risco:

Mamede, Alto da Terezinha
Bom Juá
Irmã Dulce, Cajazeiras 7
Mangabeira I e II, Cajazeiras 8
Calabetão
Vila Picasso, São Caetano
Creche e Moscou, Castelo Branco
Vila Sabiá, Liberdade
Voluntários da Pátria, Lobato
Baixa do Cacau, São Caetano
Bosque Real, Sete de Abril
Olaria
A orientação da Codesal é que os moradores busquem locais seguros assim que ouvirem os alertas sonoros. As equipes da Defesa Civil seguem monitorando as áreas de risco e prestando assistência às famílias afetadas.
F. Alô Juca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador é achado morto horas após cometer homicídio em cidade da Bahia

Um vereador de Paulo Afonso, no Norte da Bahia, foi achado morto dentro de casa, no povoado de Boa Esperança, na noite da quinta...