terça-feira, dezembro 10, 2024

Conflito entre facções ameaça segurança na paradisíaca Ilha de Boipeba

A paradisíaca Ilha de Boipeba, conhecida por suas praias de águas cristalinas e eleita uma das mais belas da América do Sul, enfrenta um cenário alarmante.

A disputa territorial entre as facções criminosas Bonde do Maluco (BDM) e Comando Vermelho (CV) tem colocado em risco a segurança na ilha, situada no município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia.
No último dia 30, a violência atingiu o povoado de Moreré, quando três homens foram mortos a tiros: Luciano da Conceição Santos, de 21 anos; Wellington da Silva e Silva, de 27; e Marcos Souza de Jesus, 37.

Segundo a Polícia Militar, os homicídios estão relacionados à disputa pelo tráfico de drogas, intensificada pelo fluxo de turistas e a expansão econômica na região.

As mortes seriam uma represália ao assassinato de Vinícius Lopes da Silva, 20 anos, ocorrido na mesma manhã em Valença, município a 120 km de Boipeba. Moradores apontam que Vinícius, supostamente membro do BDM, foi morto após ser identificado em território dominado pelo CV, com a ajuda de postagens nas redes sociais.
“O turismo aumentou, e com ele, a violência. Antes, não existiam facções aqui”, desabafa um morador. Outro residente relata o impacto imediato da violência: “Foi um toque de recolher. Moradores não saíram, comerciantes fecharam, e turistas ficaram nas pousadas.”

O especialista em Segurança Pública, coronel Antônio Jorge, observa que o crescimento do turismo pode impulsionar o tráfico de drogas em regiões antes pacíficas. “A presença do turismo, especialmente em locais com festas, aumenta a demanda por drogas, alimentando a atuação de facções”, explica.

Medidas de segurança e apelo do prefeito
O prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, pediu apoio do governo estadual para enfrentar o problema. “Segurança pública é responsabilidade do estado. Melhoramos o suporte logístico para a polícia, mas precisamos de ações mais amplas, além de educação e políticas públicas de longo prazo”, afirmou.

A Polícia Militar informou que reforçou a segurança na ilha com a Operação Verão, patrulhas intensivas e a inclusão de dois quadriciclos para policiamento ostensivo. Segundo o major Rodrigo Chaves, comandante da 33ª Companhia Independente, “a situação está controlada”.

Apesar das ações, a população permanece apreensiva. Empresários locais evitaram comentar a situação, mas reconhecem que a violência pode prejudicar o turismo, base da economia da região.

A Ilha de Boipeba, que compartilha o arquipélago de Cairu com a famosa Morro de São Paulo, continua sendo um dos destinos mais procurados por turistas, mas agora enfrenta o desafio de conciliar o turismo com a segurança pública.
F. Voz da Bahia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fortalecimento de compromissos: Prefeito Candinho Araújo e Zé Cocá em audiências para garantir mais ações para o povo baiano

Em importantes audiências realizadas recentemente, os prefeitos Candinho Araújo, de Itambé, e Zé Cocá, de Jequié, reforçaram o c...