O promotor ambiental Dr. Julimar Barreto realizou, neste domingo (8), uma visita técnica ao Parque dos Prazeres, em Jiquiriçá. O objetivo foi acompanhar os trabalhos executados pela prefeitura antes da reabertura da Cachoeira dos Prazeres, marcada para o próximo domingo (15).
Durante a vistoria, o promotor utilizou um drone para capturar imagens do paraíso ecológico e, em seguida, percorreu as obras para avaliar o que já foi concluído e as adequações ainda necessárias.
Em entrevista ao Mídia Bahia, Barreto destacou problemas históricos enfrentados pela cachoeira antes da interdição, como o turismo predatório, brigas entre grupos rivais, principalmente vindos de Salvador, superlotação com a chegada de até 150 ônibus aos domingos, poluição sonora, construções irregulares e danos ambientais. Ele lembrou que, na época, houve uma tentativa de diálogo com o poder público para implementar intervenções e evitar a interdição, mas, sem ações concretas, foi necessário recorrer à justiça para fechar o local.
Nova etapa para a Cachoeira dos Prazeres
Agora, o promotor informou que solicitará à justiça o fim da interdição, permitindo que o espaço seja explorado pela iniciativa privada. Ele também elogiou o replantio de árvores realizado na área, comparando as intervenções a ações bem-sucedidas em outros destinos turísticos do Brasil. Barreto enfatizou a importância de replicar esses esforços em outros pontos turísticos da região.
A reabertura da Cachoeira dos Prazeres contará com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que também inaugurará outras obras no município. O evento terá ainda a participação do cantor Canindé como atração confirmada.
F. Midia Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário