terça-feira, dezembro 03, 2024

Secretário promete punições severas a policiais militares após onda de assassinatos; veja

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, utilizou as suas redes sociais nesta terça-feira (3) para divulgar um vídeo em que condena o episódio em que um policial militar que foi flagrado, na noite da última segunda-feira (2), jogando um homem de uma ponte em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo.

No vídeo, Derrite garantiu que os agentes terão severas punições. O secretário defendeu ainda que as condutas antiprofissionais não podem manchar os anos de legado da PM.
“Quero dizer para todos vocês que essa ação não encontra respaldo nenhum nos procedimentos operacionais da Polícia Militar e eu determinei ao comando da Polícia Militar o afastamento imediato de todos os policiais envolvidos nessa ação”, afirmou Derrite.
“Não vamos tolerar nenhum tipo de desvio de conduta de nenhum policial no Estado de São Paulo”, emendou.

O secretário disse que os agentes envolvidos vão cumprir o expediente administrativo na Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo até que todos os procedimentos investigativos sejam esclarecidos.

“Assisti ao vídeo em que policiais militares participam de uma ação e um deles, lamentavelmente, arremessa um indivíduo que estava contido e controlado de uma ponte. (…) Ações isoladas como essa não podem denegrir a imagem de uma instituição que tem quase 200 anos de bons serviços prestados para nossa população no Estado de São Paulo”, afirmou.
Imagens de uma câmera de monitoramento do mercado Oxxo, no bairro Jardim Prudência, zona sul paulista, mostra que o jovem Gabriel Renan da Silva Soares foi executado pelo policial militar Vinicius de Lima Britto no dia 3 de novembro. Gabriel foi atingido pelas costas, sem chance de defesa.

Inicialmente, o policial apresentou a versão de que o jovem fez menção de estar armado, o que justificaria os disparos em sua versão. Segundo a CNN, um atendente do mercado alegou que o jovem havia dito: “Não mexe comigo, que estou armado, não quero nada do que é seu.”

Porém, novas imagens mostram que Gabriel havia furtado itens de limpeza do mercado, quando escorregou ao tentar correr, sem haver tempo de fazer menção de estar armado. Não houve diálogo entre o jovem e o policial, que o atingiu pelas costas. Confira o registro das câmeras.
A Polícia Civil informou que Gabriel foi atingido por 11 tiros. A Secretaria de Segurança Pública afirmou que esta investigando o caso por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e que o policial militar envolvido na ocorrência foi afastado das atividades operacionais. As imagens das câmeras foram captadas e incluídas nos autos para auxiliar na apuração dos fatos.

A Secretaria também informa em nota que “familiares da vítima foram ouvidos e diligências estão em andamento para identificar e qualificar a testemunha que esbarrou na vítima durante sua fuga do estabelecimento comercial, momentos antes de ser alvejado. A Polícia Militar acompanha as investigações, prestando apoio à Polícia Civil. Caso as apurações apontem para a responsabilização criminal do policial militar, medidas administrativas serão adotadas, incluindo a possibilidade de processo disciplinar que poderá resultar na sua exclusão da Instituição.”
F. Bocão News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fortalecimento de compromissos: Prefeito Candinho Araújo e Zé Cocá em audiências para garantir mais ações para o povo baiano

Em importantes audiências realizadas recentemente, os prefeitos Candinho Araújo, de Itambé, e Zé Cocá, de Jequié, reforçaram o c...