A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre o aumento de fraudes digitais no Brasil, com destaque para o “golpe da selfie”, que tem como principais alvos os idosos. Nesse esquema, os criminosos obtêm dados pessoais das vítimas e alegam que elas foram contempladas com benefícios, como cestas básicas ou vantagens previdenciárias.
De acordo com informações divulgadas pelo Metro 1, durante a abordagem, os criminosos solicitam uma selfie da vítima, que seria utilizada para “comprovação”, mas acabam autenticando operações bancárias por meio de biometria facial. Os golpistas ocultam partes da tela do celular durante o processo, impedindo que as vítimas percebam que estão autorizando transações financeiras.
A federação reforçou a importância da autenticação biométrica para prevenir fraudes, mas alertou sobre os riscos de enganos induzidos por criminosos.
Outro golpe que tem ganhado destaque é o da entrega de falsos presentes, como flores ou chocolates. Nesse caso, os estelionatários solicitam o pagamento de uma taxa via cartão, utilizando maquininhas adulteradas ou distraindo a vítima para capturar sua senha.
Para evitar ser vítima desses crimes, a Febraban orienta os clientes bancários, especialmente os idosos, a não compartilhar senhas e a desconfiar de solicitações de terceiros para realizar operações financeiras. Também recomenda que transações sejam feitas apenas por meios oficiais e verificadas previamente.
F. Blog do Valente
Nenhum comentário:
Postar um comentário