quarta-feira, fevereiro 19, 2025

Bolsonaro e aliados planejaram plano de fuga caso golpe de Estado fracassasse, aponta PGR

A Procuradoria-Geral da República (PGR) revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados traçaram um plano de fuga para fora do país caso o golpe de Estado que planejavam fracassasse. A estratégia, segundo a denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), foi discutida antes mesmo das eleições de 2022 e fazia parte do conjunto de ações do grupo para manter Bolsonaro no poder.
O documento que o Bahia Notícias obteve acesso aponta que o plano de contingência foi considerado a partir de março de 2021, quando Lula voltou a ser elegível após a anulação de suas condenações. Na época, aliados do então presidente avaliaram que, caso Bolsonaro desobedecesse abertamente decisões do STF, poderia enfrentar represálias. Diante disso, uma alternativa seria a saída do país, caso o golpe não se concretizasse.
A denúncia detalha que, após o segundo turno das eleições, a ideia da fuga ganhou força nos bastidores, com o grupo de Bolsonaro intensificando ataques contra o sistema eleitoral e discutindo meios de evitar que ele deixasse o cargo. A PGR aponta que a operação golpista foi estruturada em etapas, incluindo um plano chamado “Punhal Verde Amarelo”, que previa a eliminação de figuras-chave do Estado democrático de direito.
ASSASSINATOS NA TRAMA
A peça apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, revelou ainda que o grupo próximo a Bolsonaro não apenas articulou um golpe de Estado, mas também planejou assassinar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB)
O plano envolvia a execução de Moraes e um suposto envenenamento de Lula, com o objetivo de criar um cenário de caos que justificasse a intervenção militar. Segundo o documento, o ministro do STF era visto como um dos principais obstáculos ao golpe, por ser relator de investigações que envolviam o bolsonarismo, como os inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.
F. Bahia24 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dois homens são presos em flagrante suspeitos de estupro após serem encontrados com adolescentes em Feira de Santana.

Dois homens foram presos em flagrantes suspeitos de estuprar uma criança de 11 anos e uma adolescente de 13. A ação aconteceu na...