Na noite desta segunda-feira (10), um perfil falso foi criado no Instagram utilizando o nome e as imagens do ex-prefeito de Sapeaçu, George Vieira Gois, do União Brasil. A conta fraudulenta já soma 3.158 seguidores e contém três fotos do ex-prefeito e sua família.
Após a criação de um perfil falso utilizando seu nome e imagens, o ex-prefeito de Sapeaçu, George Vieira Gois, do União Brasil, reforçou que possui apenas uma conta oficial no Instagram. O alerta foi feito depois que seguidores identificaram um perfil fraudulento.
A situação gerou preocupação, já que criminosos podem utilizar a conta falsa para espalhar fake news, enganar pessoas ou aplicar golpes. Até o momento, não há informações sobre os responsáveis pela fraude, mas medidas legais já estão sendo tomadas para denunciar e remover o perfil falso.
Criar perfis falsos é crime? O que diz a lei?
Se passar por outra pessoa na internet pode configurar crimes como falsidade ideológica, estelionato digital e difamação, conforme previsto no Código Penal:
Falsidade Ideológica (Art. 307 do Código Penal) – Pena de 3 meses a 1 ano de detenção para quem se passar por outra pessoa para enganar terceiros.
Invasão de Dispositivo (Lei 14.155/2021) – Pena de 1 a 4 anos de prisão se a conta original do ex-prefeito tiver sido hackeada antes da criação do perfil falso.
Estelionato Digital (Art. 171 do Código Penal – Parágrafo 2º-A) – Se o perfil falso for usado para aplicar golpes, a pena pode ser de 4 a 8 anos de reclusão.
Divulgação de Fake News (Art. 287 do Código Penal e PL 2630/2020 – Lei das Fake News) – Pode levar a pena de 3 meses a 2 anos de detenção, além de multa.
Como identificar perfis falsos e se proteger?
Verifique se o perfil tem selo de verificação (caso seja uma conta pública relevante).
Compare as postagens e veja se há inconsistências nas informações.
Desconfie de pedidos de dinheiro ou mensagens incomuns.
Denuncie perfis falsos diretamente no Instagram para que sejam removidos.
Registre um boletim de ocorrência em caso de fraude ou golpe.
O ex-prefeito George Gois segue ativo apenas em sua conta oficial e recomenda que todos fiquem atentos a tentativas de fraude. O Sapeaçu na Mídia continuará acompanhando o caso e trazendo atualizações.
Redação Sapeaçu na mídia
Nenhum comentário:
Postar um comentário