segunda-feira, fevereiro 10, 2025

Família faz apelo ao governador de SP após motociclista ser morto por PM: 'Queremos justiça'

O caso de Ruan Corrêa Arruda da Silva, de 22 anos, morto após ser baleado na cabeça por um PM e bater em um carro estacionado durante uma perseguição policial em Guarujá, no litoral de São Paulo, aconteceu um dia antes do fim da Operação Verão. Revoltada, a família do motociclista esteve na cerimônia de encerramento e fez um apelo ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes flagraram um grupo de jovens fazendo manobras empinando motos na quinta-feira (6), no bairro Pae Cará. Inicialmente, o caso foi registrado como queda acidental, mas a Polícia Civil descobriu no hospital que o Ruan morreu com um tiro na cabeça, disparado por um PM que atuou na perseguição. O policial passou a ser investigado por homicídio.
A solenidade de encerramento da Operação Verão aconteceu na sexta-feira (7), também em Guarujá, e contou com a presença do alto comando da corporação. Durante o evento, o padrinho de Ruan, Luciano Santana, aproveitou para conversar com o Comandante Geral da PM, Coronel Cássio Araújo de Freitas, e pedir atenção ao caso que resultou na morte do motociclista.
"Queremos justiça. Então, a gente pede ao governador do Estado de São Paulo, ao capitão [secretário de Segurança Pública Guilherme] Derrite [...] para que seja feita justiça. Que isso não passe em branco para mais famílias não passarem por isso", disse o padrinho durante entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo.
Santana acrescentou que a morte do afilhado foi uma "covardia feita por um policial despreparado". Ele pediu ajuda das autoridades e disse acreditar que o caso não condiz com a realidade da polícia. "Matou o meu sobrinho e vem falar que a arma disparou. A gente não aceita isso", afirmou o padrinho.
Ainda durante a cerimônia, o Coronel Cássio informou que um inquérito policial militar foi instaurado para apurar o ocorrido. De acordo com ele, a corporação aguarda o laudo da perícia para tomar providências -- ainda não especificadas.

"A gente trabalha com transparência, com verdade. Tudo o que nós apurarmos, nós vamos divulgar para a população aqui do Guarujá e para a população da Baixada [Santista] também", afirmou o Coronel. Ele não comentou se o PM foi afastado das atividades.

A avó de Ruan, Lindinalva da Silva, também esteve no evento com a família e disse que o neto era um jovem maravilhoso, alegre e cheio de vida. "Espero que esse policial incompetente pague pelo o que fez porque ele tirou a vida de uma pessoa de 22 anos cheia de sonhos", destacou ela.

Por meio de nota, o governo do estado de São Paulo e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) informaram que as polícias Civil e Militar investigam todas as circunstâncias da morte. "A PM reforça que não compactua com excessos e desvios de conduta de seus agentes, e pune rigorosamente os que não respeitam as diretrizes da corporação", destacaram as pastas.

Entenda o caso
De acordo com o BO, os PMs flagraram um grupo de motociclistas fazendo manobras empinando motos durante a madrugada de quinta-feira (6), no bairro Pae Cará. Ainda segundo o registro policial, os suspeitos fugiram ao perceberem a aproximação dos agentes.

Conforme relatado pelos PMs, Ruan entrou pela Rua Waldemar Lopes Ferraz e a equipe passou a acompanhá-lo. No entanto, ao fazer a curva para entrar na via, o policial afirmou que a arma disparou "acidentalmente" fora da viatura.

Com isso, Ruan, que estava de capacete, se chocou com um carro que estava estacionado e caiu no chão. Consta no BO que, ao desembarcar da viatura e ver a gravidade de uma lesão na cabeça, a PM teria acionado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A primeira edição do BO informou que Ruan foi levado ao Hospital Santo Amaro. No entanto, já na noite de quinta-feira, um delegado atualizou o documento após ter recebido a informação sobre a morte do rapaz e a perfuração por arma de fogo -- fatos que não tinham sido comunicados à delegacia no registro da ocorrência.

O corpo tinha um ferimento resultado por uma lesão perfurante na região da têmpora esquerda. A partir dessas informações, a natureza do boletim de ocorrência foi alterada para incluir o crime de homicídio. O policial autor do disparo é investigado pela morte do motociclista.
F. G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após ser agredido em condomínio residencial de Feira de Santana

Um homem morreu após sofrer agressões em um condomínio residencial no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, na...