segunda-feira, fevereiro 24, 2025

INTERDITADA: Parte de teto de igreja desaba em Cachoeira; veja imagens

Parte do teto da Igreja São João de Deus, localizada em Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, desabou na noite deste domingo (23). O prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estava fechado para visitação há seis meses. De acordo com a Defesa Civil, não houve feridos.
O desabamento ocorreu por volta das 20h, e uma equipe da Defesa Civil realizou uma vistoria no local na manhã desta segunda-feira (24). O órgão solicitou nova inspeção do Iphan para avaliar os danos e as condições estruturais do imóvel.

Fundada em 1729, o prédio foi originalmente o Hospital da Caridade de Cachoeira, criado pelo frei Antônio Machado de Nossa Senhora de Belém. Em 1754, o imóvel foi doado à Ordem de São João de Deus, de Lisboa, e, em 1826, passou a ser administrado pela Santa Casa da Misericórdia.

O incidente ocorre menos de um mês após o desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, no Centro Histórico de Salvador, que resultou na morte de uma turista de 26 anos e deixou outras cinco pessoas feridas.

Igrejas interditadas

Após o desabamento da igreja no Pelourinho, no início do mês, pelo menos sete igrejas católicas na capital baiana foram interditadas devido a irregularidades identificadas em vistorias conjuntas realizadas pelo Iphan e pela Defesa Civil.
F. IB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homens devem transar pelo menos 21 vezes para prevenir câncer de próstata, revela cientistas

Pesquisas recentes mostram que homens que mantêm relação sexual ou ejaculam pelo menos 21 vezes por mês podem reduzir significativamente o r...