Um homem norte-americano foi preso pela Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (7), no bairro da Liberdade, em Salvador. Ele foi condenado pela prática de crimes sexuais contra menores e pela exploração de pornografia infantil. A prisão cautelar foi solicitada com o objetivo de expulsa-lo do país.
A prisão aconteceu após diligências realizadas pela PF, que constataram que o suspeito não havia cumprido as determinações judiciais impostas para garantir sua permanência em liberdade. Ele não compareceu às intimações posteriores e não apresentou justificativa plausível para sua ausência, evidenciando resistência à determinação de sua retirada do território nacional.
A expulsão do acusado havia sido determinada pelo Ministério da Justiça em 2019, mas sua defesa havia conseguido o direito de permanecer em liberdade até a execução da medida. Com a não conformidade do suspeito, a 17ª Vara Federal Criminal de Salvador determinou a prisão cautelar, para que a expulsão fosse finalmente executada.
Vale destacar que a expulsão, ao contrário da extradição, é um ato administrativo de retirada compulsória de um estrangeiro do país, fundamentado na legislação brasileira, com o objetivo de proteger a ordem pública e a segurança nacional.
F. Bocão News
Nenhum comentário:
Postar um comentário