quinta-feira, fevereiro 13, 2025

Secretaria da Administração contrata ferramentade Inteligência Artificial para agilizar processos licitatórios


A Secretaria da Administração (Saeb) contratou um sistema de Inteligência Artificial (IA) para conceder mais agilidade às licitações do Estado. A ferramenta de IA permitirá dar mais celeridade na confecção de documentos como o Estudo Técnico Preliminar era(ETP), Matriz de Riscos, Termo de Referência (TDR), Editais, Contratos e Atas de Registro de Preços. O Gerador de Documentos Licitatórios (GDL) promete realizar, em poucos minutos, tarefas que os humanos levariam dias para executar.
A assinatura do contrato para a Secretaria da Administração utilizar o GDL ocorreu na manhã desta terça-feira (11), na sede da Saeb, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Participaram da formalização do acordo, o titular da pasta, o secretário Edelvino Góes, além de Frederico Welington Silveira Soares, diretor executivo da empresa Exponencial Consultoria e Tecnologia da Informação, responsável pelo desenvolvimento do sistema.
Documentos como o Termo de Referência, o Estudo Técnico Preliminar e a Matriz de Riscos, que fazem parte da fase interna dos processos licitatórios, podem ser elaborados em até 5 minutos cada. Dependendo da complexidade da licitação, a confecção da mesma documentação poderia levar 45 dias, ou mais, quando realizada por um ser humano.
A demanda por uma ferramenta para auxiliar os setores de licitações e contratos da Saeb surgiu da necessidade de atender aos requisitos da nova legislação sobre o segmento, a exemplo da Lei Estadual 14.634/2023. Para cumprir as novas exigências legais, a Saeb identificou, no mercado, o Gerador de Documentos Licitatórios (GDL), um sistema desenvolvido de forma pioneira por uma empresa baiana.
O GDL possui uma tecnologia que funciona como um assistente automatizado, que tem função de agilizar a elaboração da documentação dos processos, já em conformidade com as exigências legais. O sistema conta com uma ferramenta robótica que busca informações em um banco de dados próprio, parametrizado com dados e a legislação do Estado, para confeccionar os documentos licitatórios ou de contratação.
Caso não encontre parâmetros na base de dados própria, o sistema buscará informações na internet, em outros bancos de dados, sempre com fontes oficiais (outros órgãos públicos ou demais entes federativos). O GDL tem a capacidade de analisar, em curto espaço de tempo, grandes volumes de dados para identificar padrões, exigências e tendências relevantes aos processos licitatórios e de contratação, tudo em conformidade com a legislação vigente.
O secretário da Administração destacou a relevância da utilização da tecnologia para a modernização da gestão pública. “A Saeb vem investindo fortemente na agenda de transformação digital do Estado. A contratação do GDL é mais um passo nessa direção. O sistema vai permitir o uso da Inteligência Artificial para que consigamos reduzir o tempo de elaboração dos processos. A solução possibilita que os principais documentos sejam gerados de forma mais célere, reduzindo o tempo, além de trazer benefícios como a diminuição de erros e a padronização de procedimentos. As instituições que não fizerem uso da Inteligência Artificial ficarão para trás”, analisou Góes.
Assessoria de Comunicação Social

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