domingo, fevereiro 23, 2025

Vereador Morão pode perder mandato após pedido de prisão preventiva por tentativa de feminicídio

O vereador de Santo Antônio de Jesus Edivan de Jesus Santos, conhecido como Morão, pode perder o seu mandato na Câmara de Vereadores após a justiça expedir um mandado de prisão preventiva. Ele é acusado de tentativa de feminicídio, após atingir a esposa com três facadas após uma discussão dentro de casa, na manhã deste sábado (22).


Foto: reprodução / redes sociais
O Blog do Valente apurou que a casa legislativa pode instaurar um processo administrativo por meio da Comissão de Ética, o que pode levar à perda do mandato. Um especialista em direito legislativo ouvido pelo Blog do Valente explicou que, apesar da prisão preventiva não resultar automaticamente na cassação do mandato, a Casa Legislativa tem autonomia para investigar e julgar a conduta do parlamentar.

O regimento interno da Câmara prevê a possibilidade de abertura de uma sindicância ou de um processo administrativo caso um vereador esteja envolvido em situações que comprometam sua atuação no cargo. “O regimento permite que a Comissão de Ética analise o caso e, dependendo da conclusão, o vereador pode perder o mandato”, afirmou o especialista ao Blog do Valente.

Apesar da gravidade do caso, até o momento, Morão não se manifestou publicamente sobre seu mandato. Como ele está foragido, sua ausência nas sessões legislativas pode comprometer suas funções e reforçar os argumentos para sua cassação.

Câmara cria Procuradoria da Mulher e promete apuração rigorosa

Antes mesmo do episódio envolvendo o vereador, a Câmara já havia instituído a Procuradoria da Mulher, presidida pela vereadora Tia Adriana. A iniciativa visa fortalecer a fiscalização e proteção dos direitos femininos no município. Após o Carnaval, a eleição do vereador corregedor será realizada para reforçar o acompanhamento de casos como esse.
F. Blog do Valente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLICIAL OU ‘POMBO SUJO’? Passageiro armado ameaça motorista por aplicativo em Lauro de Freitas

Um motorista por aplicativo denunciou ter sido ameaçado por um passageiro armado, que afirmou ser integrante das Forças de Segurança, durant...