sexta-feira, abril 18, 2025

DNIT assumirá BR-116 e BR-324 na Bahia, a partir de 15 de maio, e pedágio deixará de ser cobrado, diz ministro.

A concessionária ViaBahia formalizou nesta quinta-feira (17) a transição das rodovias BR-116, BR-324, BA-526 e BA-528 para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A mudança, prevista para as 23h59 do dia 14 de maio, marca o fim de uma concessão cercada de desafios e o início de uma nova fase sob gestão federal, com promessas de investimentos e um futuro leilão para modernização das vias.Até a data da transição, a ViaBahia permanece responsável pela operação, manutenção e cobrança de pedágios, garantindo “condições seguras e funcionais” aos usuários. Em contrapartida, o Ministério dos Transportes confirmou que o DNIT assumirá as rodovias a partir de 15 de maio, com obras prioritárias no pavimento e um plano para atrair investidores privados ainda este ano.

Acordo ViaBahia-Governo Federal

O governo federal quitará dívidas da concessionária e encerrará todos os processos pendentes entre a empresa e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O ministro Renan Filho destacou em redes sociais que as rodovias, “que já causaram muita tristeza ao povo da Bahia”, terão intervenções imediatas do DNIT. “Teremos um novo projeto para transformá-las definitivamente, com leilão ainda em 2025”, afirmou. A Infra S.A., vinculada ao ministério, já prepara estudos para o novo edital de concessão, que visa modernizar a malha rodoviária do estado.

Usuários aguardam melhorias

Com histórico de críticas pela má conservação, as rodovias são vitais para o escoamento de produção e o transporte interestadual. Enquanto o DNIT assume a operação temporária, a expectativa é que o leilão atraia grupos privados para ampliar capacidade e segurança. Até lá, o órgão federal promete assegurar a continuidade dos serviços, incluindo a movimentada BR-324, que liga Salvador ao interior do estado. A transição encerra um ciclo de 12 anos sob administração da ViaBahia e abre caminho para um modelo que, segundo o governo, trará “investimentos significativos” à infraestrutura baiana. Resta aos usuários aguardar se as promessas se concretizarão após anos de reclamações.
F. Blog do Marcelo 

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