segunda-feira, abril 07, 2025

Senado discute fim da reeleição e quer unificar eleições municipais e nacionais a cada cinco anos

O Senado Federal discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 12/2022), que propõe o fim das eleições a cada dois anos no Brasil e a proibição da reeleição para cargos do Executivo. A proposta deve ser votada até a metade deste ano, segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar (PSD-BA).
De acordo com o Metro1, a PEC é de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e prevê eleições unificadas a cada cinco anos para todos os cargos: presidente da República, governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores. Com isso, as eleições nacionais e municipais passariam a ocorrer na mesma data, a cada cinco anos.

Além da unificação, a proposta veda a reeleição para cargos do Executivo, como prefeitos, governadores e presidente da República. O texto também inclui a reserva de 20% das vagas nas casas legislativas para candidatas mulheres.

O relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), entregou um novo parecer à CCJ na quarta-feira, mas a votação foi adiada para a realização de três audiências públicas sobre o tema.

Otto Alencar defendeu que a unificação das eleições pode gerar economia de recursos públicos, já que hoje são realizados três pleitos e distribuídos três fundos eleitorais em um ciclo de quatro anos, com gastos equivalentes a R$ 15 bilhões.

Caso aprovada, a proposta será válida para as eleições de 2030.
F. Blog do Valente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dois homens são presos em flagrante suspeitos de estupro após serem encontrados com adolescentes em Feira de Santana.

Dois homens foram presos em flagrantes suspeitos de estuprar uma criança de 11 anos e uma adolescente de 13. A ação aconteceu na...