domingo, maio 18, 2025

Bizarro: Prefeitura alerta que “mães de bebês reborn” não tem direito a banco preferencial nos ônibus

A Prefeitura de Curitiba publicou um alerta em suas redes sociais nesta quinta-feira (15) para esclarecer que mães de bebês reborn – bonecas hiper-realistas que imitam recém-nascidos – não têm direito a ocupar os bancos preferenciais no transporte público. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a mensagem, divulgada no Instagram oficial do município, acompanhava uma foto de um banco amarelo de ônibus e a seguinte explicação:“? PREFS ALERTA (mas com carinho) ? A gente entende o apego, mas os bancos preferenciais são para públicos prioritários: obesos, crianças de colo, gestantes, idosos, pessoas com deficiência e pessoas do espectro autista. Os reborns são fofos, mas não garantem lugar no amarelinho, tá? ?” O comunicado surge em meio a uma onda de discussões sobre a moda das “mães reborn”, que ganhou força após vídeos e memes viralizarem nas redes sociais. Em um deles, uma usuária relatou no X (antigo Twitter): “Vi um vídeo agora de uma mulher que não foi trabalhar porque o bebê reborn dela estava doente e precisava ir ao médico”.

Encontros e projetos de lei ampliam debate

O tema ganhou ainda mais repercussão após um encontro de mulheres com suas bonecas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, em abril. Além disso, vereadores do Rio de Janeiro aprovaram, no início de maio, a criação do Dia da Cegonha Reborn, em homenagem às artesãs do setor.
Nesta quinta-feira (15), um deputado federal apresentou um projeto de lei para multar em mais de R$ 30 mil quem usar bebês reborn para furar filas. Dois outros parlamentares propuseram normas sobre o tema: uma para proibir atendimentos médicos a bonecas em hospitais e outra para definir critérios de apoio psicológico a pessoas com vínculo afetivo intenso com os objetos. Enquanto alguns defendem a prática como forma de terapia ou hobby, outros criticam o uso de recursos públicos ou prioridades sociais em favor das bonecas. A Prefeitura de Curitiba, ao menos por enquanto, mantém a posição: o banco amarelo segue reservado apenas para quem se enquadra na lista de prioridades legais.
F. Blog do Marcelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Câmara de Vereadores de Sapeaçu aprova reconhecimento de utilidade pública para CDL e Rádio Cultura FM 87.9

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 20, na Câmara de Vereadores de Sapeaçu, foram aprovados dois projetos important...