A Lavagem do Coroado, realizada no bairro de São Marcos, em Salvador, foi marcada por momentos de tensão na noite de domingo (14). Imagens que circulam nas redes sociais mostram policiais militares usando cassetetes contra foliões. Alguns chegaram a cair no chão após serem atingidos.
Durante a confusão, um menino de 11 anos ficou ferido e precisou de atendimento médico. A denúncia foi feita pelo cantor Oh Polêmico, que se apresentava em um trio elétrico. Segundo ele, a criança foi socorrida pela sua produção e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Marcos.
“A criança apanhou e começou a pedir ajuda no trio, com a cabeça sangrando. Levamos na UPA porque a criança se perdeu dos parentes. Levou uma pancada na cabeça, ficou com a cabeça toda aberta”, relatou o artista em vídeo publicado nas redes sociais, onde também mostrou uma foto do garoto já com curativo.
Nesta segunda-feira (15), o cantor visitou a família da vítima, que mora em Pau da Lima. O menino, que levou quatro pontos na cabeça, recebeu alta e se recupera em casa.
Moradores que participaram da festa também confirmaram episódios de agressão. “Não sou de criticar a ação da polícia, mas o que eles fizeram ontem aqui foi muito errado. Policial agredindo morador que não estava fazendo nada de errado”, disse um deles.
A Lavagem do Coroado é realizada desde a década de 1970 em São Marcos e surgiu como celebração do aniversário do Conjunto Antônio Carlos Magalhães, conhecido como Coroado.
O que diz a PM
A Polícia Militar informou que instaurou um procedimento apuratório para analisar a conduta dos agentes.
“As acusações de comportamento que eventualmente se afastem dos protocolos e da técnica policial serão devidamente apuradas, observando os trâmites legais e assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa dos envolvidos”, declarou a corporação, em nota.
Ainda segundo a PM, a instituição “não coaduna com práticas que destoem da técnica policial adequada” e reafirmou o compromisso de adotar providências sempre que houver indícios de desvios na atuação funcional.
F.IB
Nenhum comentário:
Postar um comentário