O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (24/10) que “traficantes são vítimas de usuários também”, ao comentar a política de combate às drogas conduzida pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, especialmente em relação à Venezuela.
Durante entrevista a jornalistas na Indonésia, Lula destacou que o enfrentamento ao tráfico internacional não pode ignorar a responsabilidade dos consumidores. “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse.
“Eles continuam enviando drogas por terra. Muito menos, porque eles acham que algo grande vai acontecer, e eles estão certos. Algo muito sério vai acontecer. O equivalente ao que está acontecendo no mar”, declarou Trump.
Em resposta, Lula criticou duramente a postura do norte-americano. “Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender as pessoas, julgar as pessoas, saber se a pessoa estava ou não traficando, e aí você pune as pessoas de acordo com a lei. É o mínimo que se espera de um chefe de Estado”, concluiu.
F.IB

Nenhum comentário:
Postar um comentário