Uma boa notícia pra cidade de Sapeaçu. Após receber a primeira faixa de pedestres estilizada tipo “piano” e ter chamado bem a atenção da população, vem mais uma novidade por aí.
Em parceria com a iniciativa privada, a Prefeitura de Sapeaçu, vai realizar a confecção de mais três faixas de pedestres , tipo “piano” na zona urbana do município.
O empresário da Rede de Farmácias, Castro Alves, fez parceria com a prefeitura de Sapeaçu e fez doação de tintas para a confecção de 03 faixas de pedestres no cruzamento mais movimentado de Sapeaçu, que é o cruzamento da rua Ozano Japiassú com a rua Professora Lucilia Giradi.
As faixas serão confeccionadas nesta semana.O objetivo é atrair a atenção dos motoristas, incentivando-os a reduzir a velocidade e a ter mais cuidado ao se aproximarem da travessia, além de conferir um toque artístico e cultural ao espaço público.
ssa inovação das faixas com modelo artístico, confere novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo. O urbanismo tático cria cidades mais amigáveis aos moradores. Também motiva as pessoas a mudarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam”, reforçou o colaborador Eduardo de Barros, do trânsito de Sapeaçu.
O objetivo ainda,disse Eduardo,” é proporcionar aos cidadãos uma cidade bonita, inteligente e acolhedora. “Esse é um projeto que tem apoio do prefeito Ramon de Sena e deve envolver a administração como um todo”, e quem sabe possa despertar outros empresários e outros segmentos no município,informa.
Segurança:
A intervenção artística chama mais a atenção dos condutores, contribuindo para a redução da velocidade e um maior cuidado na aproximação da faixa, o que pode diminuir o número de acidentes.
Identidade Cultural:
Valoriza instituições e espaços com temática musical, como a escola,a arte, o povo e o comércio, unindo tudo isso à segurança, que é o carro chefe do trânsito.
O formato inusitado não foi escolhido apenas por razões estéticas. Estudos mostram que intervenções criativas no asfalto aumentam a visibilidade das faixas, estimulam a redução da velocidade e induzem maior cautela na aproximação.
Urbanismo Tático:
É um exemplo de urbanismo tático, uma abordagem criativa e de baixo custo que repensa o espaço urbano para torná-lo mais amigável e funcional para os moradores.
Experiência Mais Inspiradora:
Transforma o cotidiano, tornando a experiência de atravessar a rua mais divertida e inspiradora para crianças e adultos.
Exemplos Notáveis
Várzea Paulista (SP):
Em 2025, a prefeitura pintou uma faixa de pedestre em forma de piano na rua Manoel Gonçalves, em frente à escola Musicarte, para unir segurança, acessibilidade e identidade cultural.
Votorantim (SP):
Em 2021, o município implantou uma faixa estilizada de piano em frente à Escola Municipal de Música Maestro Nilson Lombardi, como parte de uma ação de urbanismo tático.
Sapeaçu – BA
Na data de 07 de outubro de 2025, o município é o sexto da história no país e a primeira do nordeste a confeccionar uma faixa de pedestre temática ou estilizada de piano. E nos próximos dias receberá mais 03 faixas estilizadas.
F. Bahia 24 Hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário