domingo, outubro 12, 2025

SAPEAÇU: Prefeitura e iniciativa privada vai presentear a população com mais 03 faixas de pedestres tipo “piano”

Uma boa notícia pra cidade de Sapeaçu. Após receber a primeira faixa de pedestres estilizada tipo “piano” e ter chamado bem a atenção da população, vem mais uma novidade por aí.

Em parceria com a iniciativa privada, a Prefeitura de Sapeaçu, vai realizar a confecção de mais três faixas de pedestres , tipo “piano” na zona urbana do município.

O empresário da Rede de Farmácias, Castro Alves, fez parceria com a prefeitura de Sapeaçu e fez doação de tintas para a confecção de 03 faixas de pedestres no cruzamento mais movimentado de Sapeaçu, que é o cruzamento da rua Ozano Japiassú com a rua Professora Lucilia Giradi.

As faixas serão confeccionadas nesta semana.O objetivo é atrair a atenção dos motoristas, incentivando-os a reduzir a velocidade e a ter mais cuidado ao se aproximarem da travessia, além de conferir um toque artístico e cultural ao espaço público.

ssa inovação das faixas com modelo artístico,  confere novos sentidos para os lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo. O urbanismo tático cria cidades mais amigáveis aos moradores. Também motiva as pessoas a mudarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam”, reforçou o colaborador  Eduardo de Barros, do trânsito de Sapeaçu.

O objetivo ainda,disse Eduardo,” é proporcionar aos cidadãos uma cidade bonita, inteligente e acolhedora. “Esse é um projeto que tem apoio do prefeito Ramon de Sena e deve envolver a administração como um todo”, e quem sabe possa despertar outros empresários e outros segmentos no município,informa.

Segurança: 

A intervenção artística chama mais a atenção dos condutores, contribuindo para a redução da velocidade e um maior cuidado na aproximação da faixa, o que pode diminuir o número de acidentes. 

Identidade Cultural: 

Valoriza instituições e espaços com temática musical, como a escola,a arte, o povo e o comércio, unindo tudo isso à segurança, que é o carro chefe do trânsito.

O formato inusitado não foi escolhido apenas por razões estéticas. Estudos mostram que intervenções criativas no asfalto aumentam a visibilidade das faixas, estimulam a redução da velocidade e induzem maior cautela na aproximação.

Urbanismo Tático: 

É um exemplo de urbanismo tático, uma abordagem criativa e de baixo custo que repensa o espaço urbano para torná-lo mais amigável e funcional para os moradores. 

Experiência Mais Inspiradora: 

Transforma o cotidiano, tornando a experiência de atravessar a rua mais divertida e inspiradora para crianças e adultos. 

Exemplos Notáveis

Várzea Paulista (SP): 

Em 2025, a prefeitura pintou uma faixa de pedestre em forma de piano na rua Manoel Gonçalves, em frente à escola Musicarte, para unir segurança, acessibilidade e identidade cultural. 

Votorantim (SP): 

Em 2021, o município implantou uma faixa estilizada de piano em frente à Escola Municipal de Música Maestro Nilson Lombardi, como parte de uma ação de urbanismo tático. 

Sapeaçu – BA

Na data de 07 de outubro de 2025, o município é o sexto da história no país e a primeira do nordeste a confeccionar uma faixa de pedestre temática ou estilizada de piano. E nos próximos dias receberá mais 03 faixas estilizadas.


F. Bahia 24 Hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TAPA NO ROSTO: Policial agride mulher durante festa infantil em Pirajá

Uma mulher foi agredida por um policial militar durante uma festa de Dia das Crianças no bairro de Pirajá, em Salvador, neste do...