A crise no setor calçadista nos Estados Unidos e o tarifaço adotado pelo presidente americano Donald Trump, começam a impactar diretamente a economia baiana — em especial, o município de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano.
A indústria de calçados Arezzo, que também fabrica para a renomada marca Azaléia, vive um momento delicado. Localizada a cerca de 161 km de Salvador, a unidade sempre foi um dos principais polos geradores de emprego e renda da região, chegando a empregar mais de mil trabalhadores em períodos de alta produção.
Entretanto, dois fatores principais vêm provocando uma desaceleração: a crise internacional no setor calçadista e o aumento de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros imposto pelo governo dos Estados Unidos. O reflexo disso é a queda nas exportações e nas vendas, o que levou a empresa a adotar medidas de contenção, como demissões, férias coletivas e a redução temporária do quadro de funcionários.
Mesmo diante das dificuldades, a produção não foi totalmente paralisada, e a direção da fábrica mantém as atividades com uma equipe reduzida, na expectativa de uma recuperação do mercado nos próximos meses.
A prefeita de Conceição do Almeida, Renata Suely, manifestou solidariedade aos trabalhadores afetados, reconhecendo o momento delicado vivido por muitas famílias.
> “É um momento complicado, mas acredito que tudo vai se normalizar em breve. Tenho fé de que o Governo Federal e o governo americano chegarão a um entendimento e que nossa economia voltará a crescer”, afirmou a gestora.
O presidente da Câmara de Vereadores, Chiquinho da Pernada, também se pronunciou sobre o caso.
> “A situação é difícil, principalmente para quem depende desse trabalho para sustentar a família. Mas acredito que logo esse cenário vai mudar e Conceição do Almeida voltará a viver dias melhores”, destacou.
Enquanto isso, a população acompanha com apreensão o desenrolar da crise, torcendo pela recuperação de um dos maiores símbolos de emprego e desenvolvimento do município.
📍 Redação: Sapeaçu na Mídia
📸 Foto ilustrativa
Texto Bahia 24 hs
Nenhum comentário:
Postar um comentário