segunda-feira, novembro 10, 2025

Paraná: Saiba quem são as seis vítimas que morreram durante tornado que devastou a cidade


O Governo do Paraná confirmou, na tarde deste sábado (8), os nomes das seis vítimas que morreram durante a passagem do tornado classificado como EF3 pelo Paraná, na sexta-feira (7). 

Veja abaixo:

José Neri Geremias, de 53 anos, de Guarapuava;

Julia Kwapis, de 14 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

Claudino Paulino Risse, 57 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

Adriane Maria de Moura, 47 anos, de Rio Bonito do Iguaçu;

José Gieteski, de 83 anos, de Rio Bonito do Iguaçu.

O governo do estado decretou luto oficial de três dias em memória às vítimas. De acordo com o Governo do Estado, pelo menos 750 pessoas ficaram feridas e passaram por atendimento médico até o início da tarde deste sábado.

Às 17h, o Corpo de Bombeiros informou que não localizou mais ninguém nos escombros dos prédios danificados em Rio Bonito do Iguaçu. As forças de salvamento encerraram as buscas na área urbana e há sobrevoos em andamento na área rural. Não há nenhuma notificação de desaparecidos.

Levantamento divulgado às 16h40 pela Defesa Civil aponta que o tornado deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas na cidade.

Em toda a região, são 14,6 mil pessoas afetadas diretamente, com 672 casas danificadas - e os números ainda não contabilizam as casas de Rio Bonito do Iguaçu.

Tornado e temporal destruiu cidade

Moradores relataram que o tornado chegou com temporal, vento forte e granizo. Segundo a Defesa Civil, cerca de 90% de Rio Bonito do Iguaçu ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções.

Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 400 km de Curitiba.

As autoridades afirmaram que há suspeita de mais vítimas sob escombros. Um hospital de campanha foi montado no município para atender a demanda.

Às 19h de sexta-feira, mais de 3 mil imóveis da cidade ficaram sem luz. A distribuição de água também foi afetada.

O coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, afirmou que o número de vítimas pode aumentar. Segundo ele, equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para apoiar os trabalhos.


F. MACAUBENSE LIFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba é afastado do cargo

O prefeito de Sorocaba, em São Paulo, Rodrigo Manga, foi afastado do cargo por decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), a ...