sábado, dezembro 13, 2025

CAIU O “EUROPEU”: Líder da ‘Tropa do A’ localizado com carro de luxo e R$ 100 mil na RMS


Um trabalho integrado de inteligência da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), do Ministério Público, da Polícia Militar e da Polícia Civil resultou na captura de um dos principais nomes do tráfico com atuação no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Edivan Pedro Cardoso dos Santos, conhecido pelo vulgo “Europeu”, foi preso na noite de sexta-feira (12/12), em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

O traficante foi interceptado por equipes do Batalhão Apolo e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) quando circulava em um carro de luxo. Durante a abordagem, os policiais encontraram cerca de R$ 100 mil em espécie dentro do veículo. Segundo as investigações, ele havia acabado de retornar de São Paulo para a Bahia, onde estava escondido com a família.

De acordo com a SSP, “Europeu” é apontado como líder de facção criminosa na Bahia ‘Tropa do A’ e mantinha ligação direta com uma organização criminosa paulista. Ele é investigado por envolvimento com tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubos e corrupção de menores. As apurações indicam ainda que o suspeito atuava em parceria com o grupo de São Paulo na compra de drogas no Paraguai, que eram trazidas para a Bahia e distribuídas principalmente no bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio de Salvador.

Após a prisão, o criminoso foi conduzido para unidade policial, onde permanece à disposição da Justiça. A SSP destacou que a ação é mais um resultado do cerco ao crime organizado no estado.

“O trabalho integrado das Forças Estaduais e Federais, junto com o Ministério Público, já alcançou cerca de 170 líderes de facções nos últimos três anos. Metade deles estava escondida em outros estados. Seguiremos adotando o Policiamento Orientado pela Inteligência para enfraquecer e desarticular o crime organizado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.


F.IB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARRICÍDIO EM GUARATINGA: Filho mata pai com golpes de enxada

Um homem de 65 anos, identificado como Manoel Peixoto, foi morto após receber golpes de enxada na cabeça, desferidos pelo próprio filho, Mae...