domingo, dezembro 21, 2025

Maternidade do HEC completa 8 anos com mais de 2 mil partos realizados em 2025


A Maternidade do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, completa oito anos de funcionamento neste mês de dezembro com a marca de 2.168 partos realizados somente em 2025. Inaugurada em 19 de dezembro de 2017, a unidade integra a rede estadual de saúde e mantém atuação voltada à assistência obstétrica de médio e alto risco, atendendo gestantes de diversos municípios da Bahia.

Além dos partos realizados no Centro Obstétrico, a Emergência Obstétrica contabilizou 5.318 atendimentos ao longo de 2025, reforçando o papel da unidade como referência no cuidado materno-infantil. No mesmo período, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) acolheu 282 mulheres, oferecendo suporte às gestantes que necessitam permanecer próximas ao hospital antes ou após o parto.

A maternidade do HEC conta com Emergência Obstétrica, Centro Cirúrgico Obstétrico, Enfermaria Obstétrica, UTI Obstétrica, Banco de Leite Humano e Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, estrutura que permite o atendimento integral às gestantes, conforme o perfil assistencial da unidade.

Em 2025, o Banco de Leite Humano do HEC registrou 12.896 atendimentos, com a participação de 1.161 doadoras. No período, foram coletados mais de mil litros de leite humano, beneficiando diretamente 648 bebês atendidos pela unidade, reforçando o suporte à assistência neonatal.

De acordo com a gerente de Obstetrícia do HEC, Larissa Paiva, os oito anos de funcionamento refletem o compromisso da instituição com a assistência materna e neonatal. “Celebrar 8 anos de existência da Maternidade do Hospital Estadual da Criança é comemorar a vida em sua forma mais pura e transformadora. Ao longo dessa trajetória, orgulhamo-nos de cada nascimento assistido, cada família acolhida e cada equipe que, com excelência e sensibilidade, faz do HEC um ambiente de cuidado humanizado. Somos mais do que números: somos esperança, referência e compromisso renovado com a saúde materna e neonatal de alto risco no interior da Bahia e para milhares de vidas que confiaram suas famílias ao nosso cuidado”, afirmou.

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pertencente à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e gerida pela Liga Álvaro Bahia. O hospital é referência em média e alta complexidade em pediatria, oncologia pediátrica e obstetrícia para os 72 municípios da macrorregião centro-leste e possui certificação ONA Nível 2.

Crédito da foto: Caio Brito/Ascom HEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identificada mulher encontrada morta em Santo Estevão, na Bahia

Uma mulher trans foi encontrada morta na manhã deste domingo (21), na Estrada da Boiadeira, na zona rural de Santo Estevão, cida...