segunda-feira, dezembro 15, 2025

Sapeaçu é destaque no Prêmio Município Alfabetizador e reforça compromisso com a educação de qualidade

O desempenho dos municípios baianos na alfabetização de crianças na idade certa foi reconhecido, nesta segunda-feira (15/12), durante a cerimônia do Prêmio Município Alfabetizador, realizada às 18h, no auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede administrativa do Ministério Público da Bahia, em Salvador.

A premiação integra o conjunto de ações estratégicas do Movimento Bahia pela Educação e tem como objetivo valorizar os municípios que alcançaram os melhores resultados em alfabetização, com base nos indicadores do ano de 2024. Na ocasião, Sapeaçu foi premiado na categoria Alfabetização, consolidando-se como referência no cuidado com o ensino nos anos iniciais.
Representando o município, o prefeito Ramon de Sena participou do evento e celebrou a conquista, que simboliza o trabalho sério, responsável e contínuo desenvolvido pela gestão municipal em parceria com educadores e a comunidade escolar. A premiação destaca o compromisso da administração em garantir educação de qualidade, respeito e oportunidades para as crianças sapeaçuenses.

Foram contempladas três categorias no prêmio, com a entrega de Kits Maker de Alfabetização, contendo recursos pedagógicos voltados ao fortalcimento das estratégias de ensino e aprendizagem, especialmente nos primeiros anos do ensino fundamental.

Além do prefeito Ramon de Sena, estiveram presentes na comitiva de Sapeaçu o secretário Edvando Tucunaré, o secretário municipal de Educação, Alex Silva, e as coordenadoras educacionais Maria Nogueira e Leila Margareth, que também contribuíram diretamente para os avanços alcançados pelo município.

O Movimento Bahia pela Educação, lançado em outubro deste ano, é articulado pela FIEB, por meio do SESI Bahia, e reúne importantes instituições como UPB, Governo do Estado da Bahia, Secretaria da Educação do Estado, FETRABASE, SEBRAE-BA, Ministério Público da Bahia, UNDIME e a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (USP). A iniciativa tem como meta garantir que, até 2030, pelo menos 80% das crianças baianas estejam alfabetizadas na idade certa, ao final do 2º ano do ensino fundamental.

A conquista de Sapeaçu no Prêmio Município Alfabetizador reafirma que investir em educação transforma realidades e projeta um futuro mais promissor para as novas gerações do município.

Redação Sapeaçu na midia 

Imagem Valdomiro Santana (Macalé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vereador Edinho da Topic prestigia o 5º Bingo da Família em Sapeaçu

O município de Sapeaçu viveu mais um momento de confraternização e alegria neste domingo, dia 14, com a realização do 5º Bingo d...