quinta-feira, fevereiro 12, 2026

Ameaças contra jornalistas do DF termina com prisão na Bahia


Uma operação conjunta entre as polícias civis do Distrito Federal e da Bahia resultou na prisão de um homem de 21 anos, na cidade de Ribeira do Pombal, nesta quinta-feira (11/02). O suspeito é acusado fazer ameaças de morte e estupro contra repórteres de um jornal brasiliense, enviando vídeos de execuções reais e mutilação de animais.

A investigação, conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/PCDF), revelou que o autor enviava diariamente os arquivos para os profissionais de imprensa, de modo a intimidá-los. Segundo apuração do Informe Baiano, além das ameaças, o homem compartilhava materiais de cunho racista e arquivos de abuso sexual infantil.

Durante a prisão em flagrante em Ribeira do Pombal, no âmbito da Operação Ágora, o suspeito confessou os crimes. Em seus celulares, os agentes encontraram provas de que ele não apenas armazenava, mas também participava ativamente de grupos na internet voltados ao compartilhamento de material de abuso sexual infantil.

O homem agora permanece à disposição da Justiça e responderá por uma série de delitos, incluindo perseguição (stalking), violência psicológica, além do armazenamento e compartilhamento de material ilícito. Se condenado, as penas somadas podem chegar a 14 anos de reclusão. Os aparelhos apreendidos passarão por perícia detalhada no Instituto de Criminalística da PCDF para identificar outros possíveis envolvidos ou vítimas no ambiente digital.

O nome da ofensiva, “Operação Ágora”, faz referência ao espaço público da Grécia Antiga onde nasceu a liberdade de expressão, princípio que o criminoso tentava atacar através do medo.

F.IB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adolescente de 13 anos morre e duas pessoas ficam feridas em ataque a tiros em Caruaru, no Agreste de Pernambuco

Uma adolescente de 13 anos foi morta e duas pessoas ficaram feridas após um ataque a tiros na noite da terça-feira (10), na Rua Professora M...