sábado, fevereiro 07, 2026

Covid-19 lidera mortes por vírus respiratórios no Brasil em janeiro


Ao menos 29 brasileiros morreram em janeiro por complicações relacionadas à Covid-19, segundo o informativo Vigilância das Síndromes Gripais. O coronavírus foi apontado como o vírus respiratório mais letal no país no período, embora os dados ainda sejam preliminares e possam ser atualizados.

Nas quatro primeiras semanas do ano, o Brasil registrou 163 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Em grande parte dos casos — 117 — o agente causador não foi identificado. Entre os diagnósticos confirmados, a Covid-19 lidera os óbitos, seguida pela Influenza A H3N2 e pelo rinovírus, com sete mortes cada, além da Influenza A não subtipada, com seis registros.

Outros vírus, como H1N1, Influenza B e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), somaram cinco mortes. No total, foram notificados 4.587 casos de SRAG, sendo que mais de 3 mil ainda não tiveram a causa definida. O estado de São Paulo concentrou o maior número de mortes confirmadas: 15 óbitos em 140 casos.

Os idosos acima de 65 anos aparecem como o grupo mais vulnerável, com 108 mortes registradas. Entre os óbitos confirmados por Covid-19, 19 ocorreram nessa faixa etária.

Especialistas também demonstram preocupação com a baixa cobertura vacinal. Desde 2024, a vacina contra a Covid-19 faz parte do calendário básico para crianças, gestantes e idosos, além de ser recomendada para grupos especiais. Mesmo assim, a adesão segue abaixo do ideal.

Em 2025, menos de 40% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas — cerca de oito milhões de um total de 21,9 milhões enviadas a estados e municípios.

Dados da plataforma InfoGripe, da Fiocruz, apontam ainda que pelo menos 10,4 mil pessoas desenvolveram formas graves da doença no ano passado, resultando em aproximadamente 1,7 mil mortes em todo o país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vitória empata com o Jequié e desperdiça chance de assumir a vice-liderança

O Esporte Clube Vitória visitou o Jequié, neste sábado (07), em duelo direto pela vice-liderança do Campeonato Baiano. O Leão saiu na frente...