sábado, dezembro 31, 2016

Saiba qual será a energia do Orixá Regente do ano novo



Depois de um 2016 difícil, os baianos depositam todas as esperanças em um 2017 sob a proteção do “orixá regente” - crença que vem dos ancestrais africanos e perdura até hoje. Assim como quem espera a proteção de um pai ou de uma mãe, todos querem saber com quem contar no ano que se inicia.
Na alvorada do primeiro dia do ano, mais precisamente às 6h, o jogo dos búzios é quem revela quem será o orixá que vai reger aquele ano e as características da sua personalidade vão prevalecer nos acontecimentos deste novo ciclo. É o que explica Pai Balbino, do terreiro de candomblé Ilê Axé Opô Aganjú. Segundo ele, foi o que aprendeu com seus antepassados. “O jogo dos búzios só pode ser feito neste dia e horário, respeitando uma tradição para saber o orixá regente”, afirma Balbino. 
Pai Air José, comandante do Terreiro Pilão de Prata há 56 anos e zelador mais antigo de Salvador, afirma que é um erro ver a regência antes do primeiro dia do ano e explica que a tradição seguida pelo povo do axé pode ajudar a humanidade. “De acordo com o orixá regente, a gente sabe qual o Ebó (oferenda de limpeza) tem que ser feito para tentar amenizar as consequências de algumas situações, os problemas revelados pelo jogo dos búzios”, detalha o sacerdote.
De acordo com Pai Arivaldo de Oxaguiã, Oxum vai comandar o próximo ano
(Ilustração: Axel)
Outras lideranças do candomblé, no entanto, anteciparam ainda em dezembro quem será o comandante das energias para 2017. “Oxum vai comandar. Ela é mãe. Mãe é aquela que gera e não desiste do seu filho nas maiores adversidades. Oxum é o que nós precisávamos”, disse pai Arivaldo de Oxaguiã, zelador da Pedra de Omolu (São Lázaro), em Ondina. Orixá feminino das águas doces, dos rios e cachoeiras, Oxum é a deusa do amor, da prosperidade e da beleza.
Mas Oxum não comanda sozinha. 2017, diz pai Arivaldo, é o ano das iás. Iemanjá e Iansã também terão influências fortíssimas. Com a força feminina, o ano novo será bem melhor que o atual. “As iás vão chegar com força. O ano é delas. Elas que vão trazer a serenidade e a alegria que precisamos para superar tantos problemas”, completou pai Arivaldo.
Além da guarida de Iemanjá, a mãe dos orixás, haverá proteção também de pai, anuncia Pai Ducho de Ogum, do Terreiro Ilê Axé Awa Ngy (Engenho Velho da Federação). “Do ano 2+0+1+7 obtemos o número 10 que corresponde ao orixá Oxalá. Ele é o pai dos orixás, uma energia muito boa, positiva”, afirmou pai Ducho. “O primeiro dia de janeiro cai em um domingo, dia consagrado a Oxalá. Na virada do ano, estaremos na fase da Lua Nova, o que nos traz a força dos Ibejis (orixás crianças) para dentro do ano, promovendo renovação de energias e sentimentos de paz e amor”, acrescentou.
O pai de santo indica ainda que será um ano positivo para quem quer reforçar seus laços familiares e afetivos. “As cores indicadas, além do branco, são o azul claro de Iemanjá e o amarelo de Oxum que também terá forte influência em 2017. E não esquecer de, toda sexta-feira, fazer as oferendas aos orixás para atrair harmonia, amor e união”.
Mesmo sem antecipação da consulta aos búzios, pai Balbino afirma que a mensagem para o novo ano é de otimismo. “Que todos tenham paciência, confiança em si mesmo, acreditem do seu Eledá (anjo de guarda) e cumpram com suas obrigações e seus deveres”, ensina.
Já para quem acredita na energia que vem dos astros, o ano de 2016 representa o fim de um ciclo de 36 anos de regência do Sol. Segundo os astrólogos, em 2017 começa outro grande ciclo: será o primeiro ano da era regida por Saturno, fase que só termina no final de 2052. “Saturno é o planeta da grande ordem, da razão, da responsabilidade. Ele vai trazer a possibilidade da reestruturação. Será um ano em que as pessoas estarão com um ânimo maior para lutar pela ética. Quem fizer por onde, alcançará seus resultados. É um ano de realização concreta dos objetivos”, explica a astróloga Paula Pires.
Profissionais da Astrologia afirmam ainda que o novo ano será muito bom para quem está procurando ou pretende mudar de emprego, para a economia do país e para o fortalecimento das relações pessoais.
F: Correios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUPRADOR: Homem é acusado de abusar enteada de 13 anos em Itapetinga

Um homem suspeito de estuprar a enteada de 13 anos desde que ela tinha 8 anos, está sendo procurado pelas polícias Civil e Milit...