sábado, 30 de setembro de 2017

Gás natural já atende 50 mil domicílios baianos


O Gás Natural - GasBrasiliano

Na Bahia, 50 mil residências já fazem uso do gás natural. Em 2006, a Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), maior concessionária do 
Norte/Nordeste e quarta distribuidora de gás natural do Brasil, atendia apenas a 1.151 clientes. Esse quantitativo tem aumentado significativamente, ano após ano, alcançando mais de 60 mil contratos assinados e quase 51 mil clientes consumindo o energético.
                 Natural Gas
Considerando que cada domicílio tem em média três residentes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 150 mil pessoas já são impactadas pelos benefícios do gás natural nas suas residências. A Bahiagás, responsável pelo provimento do energético em todo o estado, atualmente, fornece o combustível para 21 municípios, nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico.
Os destaques são a indústria e o setor residencial. Estes segmentos despontam como o principal responsável pela elevação do número de clientes da Companhia. Os resultados colocam a Bahia como o maior consumidor do energético no setor residencial, fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, estados com tradição centenária na distribuição de gás natural.
Somente em 2016, foram ligados 6.661 novos domicílios, nos três municípios onde a Bahiagás atende residências (Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas), gerando um faturamento bruto de mais de R$ 13 milhões no ano. A Companhia possui, mais de 370 quilômetros de rede de dutos implantados em áreas urbanas.
Na indústria não é muito diferente. O setor é responsável pelo maior consumo da Companhia, utilizando 92% do gás natural distribuído no estado. A Bahia figura em primeiro lugar no Brasil, em participação do gás natural na matriz energética industrial - 30% de toda energia consumida na indústria baiana é provida pela Bahiagás.
Plano de desenvolvimento
A receita para o alcance destes resultados, segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, “é aliar a expansão de mercado ao programa estratégico de crescimento e fortalecimento da Companhia”. Ele explica que o planejamento da Bahiagás é baseado em três frentes de atuação - “a interiorização das atividades, a massificação e a diversificação do uso do gás natural”.
O plano de investimentos da Companhia aponta para a capilarização da sua rede de distribuição, buscando alcançar um número cada vez maior de baianos, com segurança, rentabilidade e responsabilidade socioambiental. “A Bahiagás se consolida como um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e social do estado da Bahia”, diz Gavazza.

tags

0 comentários:

Postar um comentário