segunda-feira, dezembro 11, 2017

Com alta do gás dona de casa volta a cozinhar a moda antiga, "a lenha"



De junho para cá, o preço do gás de cozinha ficou 68% mais caro com reajustes vinculados ao preço do gás no mercado internacional. Agora a Petrobras vai rever essa regra de correção. O descontão vale a viagem. Para quem vai buscar na porta de um depósito, o botijão de gás de R$ 68 sai por R$ 55,90. Em tempos de alta no preço, promoção é bom negócio para os dois lados.
“A gente teve que perder um pouco do nosso lucro para poder atrair esses clientes novamente”, contou o revendedor de gás Wallace de Abreu. Nos últimos seis meses, a Petrobras aumentou o preço do gás de cozinha cobrado das distribuidoras em 68%. O gás ficou tão caro que já mudou até o jeito de cozinhar.
No restaurante da dona Emília, o cardápio teve que ser adaptado. Desde que o preço do gás de cozinha disparou, a dona Emília parou de usar o forno. Agora tudo é preparado na boca do fogão para ficar pronto mais rápido. Assim ela usa o gás por menos tempo. E a dona Emília, que é cozinheira de mão cheia, garante: sai mais em conta, mas no sabor não tem economia não.
“Se eu usar o forno diariamente, o botijão de gás dura dois dias. E sem o forno dura uma semana”, explica Maria Emília de Souza. A carne assada do cardápio foi na panela. Até a receita do pudim, que era feito no forno, mudou: “A receita é a mesma. Só muda o modo de fazer. Que a gente faz na panela com água, tampada, em cima.”
Esses aumentos aconteceram porque o preço do gás de cozinha no Brasil é baseado no mercado internacional, e como os preços lá fora estão oscilando muito, a variação chega até as cozinhas brasileiras.
O aumento desta semana foi o último com base nessas regras. A Petrobras decidiu mudar a metodologia para aliviar o bolso do consumidor, mas ainda não divulgou como será o novo cálculo. Enquanto isso, o brasileiro se vira. Na casa de Maria do Socorro, no lugar do gás, lenha. Para cozinhar, ela manda brasa. Lá, ultimamente comida só assim, à moda antiga. “Dá para economizar bastante na lenha. É mais gostosa e mais barata, isso é verdade”, disse.
MR

Um comentário:

  1. Gostaria de parabenizar a gestão do Sapeaçu na mídia, pelos relevantes serviços prestados não só a Sapeaçu mais aos municípios circunvizinhos. Sou de Salvador, e tenho um sitio em Boca da Mata, próximo a Inbira. Com a alta do Gas pretendo comprar um forno a lenha com churrasqueira e me informaram que em Sapeaçu ha comerciante que vende o produto. É possível confirmar a veracidade? Um forte abraço e Deus te abençoe.

    José Francisco

    ResponderExcluir

FLAGRANTE: mulher é presa ao tentar entrar em presídio com drogas nas partes íntimas

Uma mulher foi presa ao tentar entrar com drogas no conjunto Penal Masculino, no complexo Penitenciário na Mata Escura. De acord...